Saúde realiza encontro para alinhar as primeiras entregas de obras de PAMs e UMS no Estado

14/06/2024 - 16:47

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta sexta-feira (14) o primeiro encontro com prefeitos e gestores dos municípios que estão em fase adiantada das obras de Pronto Atendimento Municipal (PAM) e Unidade Mista de Saúde (UMS). O objetivo é promover a padronização e o acompanhamento desta fase de conclusão para garantir a qualidade e a eficiência no atendimento à população.

Participaram da reunião os municípios de Curiúva, Bela Vista do Paraíso, Paraíso do Norte, Reserva e Pontal do Paraná, que estão com a execução da obra para construção do PAM em 60% ou mais, e também os municípios de Quatro Pontes, Maria Helena e Astorga, que finalizarão a construção de UMS nos próximos meses.

“Essa conversa é muito importante para que todas as dificuldades e dúvidas que envolvem os processos e a finalização dessas estruturas sejam sanadas. Dessa forma, será possível acelerar ainda mais a entrega e iniciar os atendimentos de saúde para a população o mais breve possível”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves.

Além do investimento de cerca de R$ 3,5 milhões para construção de cada unidade, a Sesa, por meio da Resolução n° 484/2024, habilitou os municípios a receberem recurso financeiro de R$ 2 milhões para PAMs e 1,9 milhão para UMS.

“Os municípios presentes nesta primeira reunião já foram habilitados a receber esse aporte financeiro. Isso vai possibilitar a aquisição de equipamentos e materiais permanentes, o que garante a finalização das obras e o início do atendimento com qualidade e excelência para a população”, explicou o diretor de Obras da Sesa, Denilson de Mattos. “Com o avanço das obras nas outras cidades, outras reuniões serão executadas”.

“Sem o apoio do Governo não teríamos condições de realizar essa importante obra que vai melhorar a vida não só dos munícipes de Pontal do Paraná como também dos turistas e dos trabalhadores da saúde, que terão muito mais estrutura e condições para atender com excelência e qualidade toda a população usuária do Sistema Único de Saúde”, disse o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes.

Para a prefeita de Astroga, Suzie Pucillo, esse aporte do Estado é imprescindível para a finalização e início dos atendimentos de saúde na região. “Estamos concluindo a obra e só temos a agradecer ao Governo do Estado pela realização do sonho em ter um Pronto Atendimento Municipal em Astorga. Graças a essa parceria teremos um local estruturado que entregará um atendimento em saúde com muito mais qualidade”, declarou a prefeita.