Saúde promove novo encontro de formação do PlanificaSUS em Londrina

Objetivo do PlanificaSUS é fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada, além de garantir a continuidade na melhoria dos serviços. Cerca de 70 tutores das 22 Regionais de Saúde participam da oficina, que envolve profissionais de 893 Unidades de Saúde e 34 ambulatórios.
11/07/2023 - 12:10

Com o objetivo de fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), além de garantir a continuidade na melhoria dos serviços, acontece a partir desta terça-feira (11), em Londrina, o 9º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) segue até quinta-feira (13).

O tema central desta edição é a “Integração e Comunicação entre a APS e AAE, Território e Gestão de Base Populacional, Imunização e a Transversalidade da Segurança do Paciente na Planificação da Atenção à Saúde”. Cerca de 70 tutores das 22 Regionais de Saúde participam da oficina, que envolve profissionais de 893 Unidades de Saúde e 34 ambulatórios de todo o Estado.

“Por meio do PlanificaSUS é possível monitorar, avaliar e identificar indicadores para qualificar os processos de trabalho das equipes de saúde pública. Esses encontros propiciam que o Sistema Único de Saúde esteja cada vez mais capacitado para atender com excelência a população”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As oficinas são promovidas dentro da metodologia de Planificação proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einsten de São Paulo.

PLANIFICASUS – O PlanificaSUS é uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da APS, AAE e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários. O Paraná é o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as regiões do Estado.