Saúde promove capacitação para aumentar transparência da aplicação de recursos na área

Capacitação é direcionada aos municípios e Regionais de Saúde para normatização e atualização do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), visando aumentar a transparência de receitas e despesas em Saúde do Paraná.
Publicação
11/09/2021 - 09:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove na próxima semana uma capacitação direcionada aos municípios e Regionais de Saúde para normatização e atualização do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), visando aumentar a transparência de receitas e despesas em Saúde do Paraná.

A ação conta com o apoio do  Fundo Estadual de Saúde (Funsaude) e a Coordenação Estadual do Siops, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems).

“Essa capacitação irá auxiliar na melhoria da inserção de dados no espelho das receitas e custos em Saúde do Paraná. O Siops é um termômetro destes gastos nessa área e por isso é essencial que todos os gestores e técnicos municipais participem”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

TURMAS – O treinamento será dividido em duas turmas. A primeira será de 16 e 17 de setembro e deve contemplar profissionais das macrorregiões Leste e Oeste. Já a segunda, nos dias 23 e 24 deste mês, vai abranger os profissionais das macrorregiões Norte e Noroeste. Até a manhã desta sexta-feira (10), 216 municípios já estavam inscritos, totalizando 387 profissionais.

SIOPS – O Siops, desde a sua criação, em 2000, constitui um instrumento para o acompanhamento e monitoramento dos valores destinados pelos entes federados em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), a fim de verificar a aplicação mínima de recursos conforme Lei complementar nº 141/2012.

O sistema faculta aos Conselhos de Saúde e à sociedade em geral a transparência e a visibilidade sobre a aplicação dos recursos públicos. Nenhum outro sistema de informação permite a consolidação de dados de Saúde no Brasil de forma semelhante. As informações produzidas a partir dos dados disponibilizados são essenciais para o aperfeiçoamento do SUS.

“É muito importante que os gestores, contadores, técnicos e responsáveis pelo preenchimento do Siops participem desse treinamento, pois quanto mais pessoas estiverem capacitadas maior será a transparência na inserção de valores e informações”, disse o coordenador estadual do Siops, Mario Martins Junior.

Confira a programação completa clicando AQUI.

GALERIA DE IMAGENS