A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participou nesta terça-feira (18) da primeira videoconferência do Webinar da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa) 2021. O tema da reunião foi “O impacto da pandemia no sistema de saúde e as lições para o futuro”.
Representando o secretário Beto Preto, o chefe de Gabinete César Neves apresentou o panorama desde o início da pandemia para o enfrentamento da Covid-19. “O Paraná sempre contou com a participação dos hospitais filantrópicos no apoio ao atendimento da rede hospitalar e durante a pandemia essas unidades também têm um papel importantíssimo para a sociedade”, afirmou.
- Novo lote de vacinas da Pfizer será distribuído para outros cinco municípios
- Paraná distribuirá 742,9 mil doses nesta semana para as Regionais
Flaviano Feu Ventorim, presidente da Femipa, falou sobre a mobilização dos hospitais em meio a adversidades para atender pacientes infectados pela doença e a articulação entre as unidades e o Governo. “Alguns estados não possuem hospitais filantrópicos. Estados que possuem uma rede hospitalar como o Paraná são aqueles que têm conseguido uma boa resolutividade e desempenho em meio a essa crise que abala o mundo todo. Essa organização foi possível graças ao bom relacionamento das unidades com o Governo do Estado”, disse.
Cerca de 65 pessoas, entre profissionais de saúde de hospitais e Santas Casas do Paraná, acompanharam a transmissão da reunião nas redes sociais.
O evento terá mais duas edições, nos dias 19 e 20 deste mês. Nesta quarta-feira (19) será discutida “A reorganização dos hospitais para a retomada dos atendimentos eletivos SUS e convênios”, com a participação do diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak.