A Secretaria de Estado da Saúde enviou nesta sexta-feira (30), junto com as vacinas da Covid-19, mais 141.637 medicamentos do chamado kit de intubação, adquiridos por meio de uma compra própria da Secretaria, para hospitais do Plano de Atendimento Covid-19.
Este lote é o quarto destinado somente neste mês, totalizando 856,1 mil medicamentos encaminhados apenas em abril. Esse pacotão também atendeu municípios, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de pequeno porte que também atuam no enfrentamento da pandemia.
“Seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, temos viabilizado os insumos necessários para possibilitar atendimento a todos aqueles que precisarem”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Segundo ele, desde o início da pandemia nenhum paciente precisou ser intubado sem que houvesse o medicamento necessário. “Essa assistência é um esforço contínuo e conjunto em prol da vida dos paranaenses”, afirmou.
- Dez passos para a prevenção da mortalidade materna por Covid-19
- Com novas doses, Paraná avança na vacinação de idosos e policiais
De acordo com os dados da Regulação de Leitos, até esta sexta-feira (30) 73.450 pacientes tinham sido atendidos em leitos exclusivos Covid-19 no Paraná. O tempo médio de permanência daqueles confirmados com a doença em UTIs Covid-19 gira em torno de 10 a 11 dias.
“Durante todo o tempo de internação do paciente em UTI, ele precisa destes medicamentos, tanto no momento da intubação, quanto na manutenção da sedação durante os dias em que fica intubado”, explicou o secretário.