A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta sexta-feira (14) mais uma distribuição de medicamentos elencados no chamado kit de intubação para pacientes internados com coronavírus. Ao todo, 59 hospitais do Plano de Atendimento Covid-19 nas 22 Regionais de Saúde irão receber 170.285 unidades.
Nesta remessa, cerca de 127.410 medicamentos são aquisição própria da Sesa e 42.875 foram enviados pelo Ministério da Saúde. A logística de distribuição é realizada pela equipe do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que monitora semanalmente o estoque dos hospitais do Estado para possibilitar uma separação igualitária entre as unidades.
“Desde o início da pandemia nossa equipe tem acompanhado cuidadosamente o estoque dos hospitais para realizar essa divisão de forma justa, garantindo que todos os pacientes tenham acesso a esse medicamento, seja no momento da intubação ou na manutenção da sedação”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
- Governo estende atuais medidas restritivas até segunda-feira
- Paraná recebe mais 62 mil vacinas contra a Covid-19 após ajuste do Ministério
Ele ressaltou que na medida em que mais casos de Covid-19 são confirmados no Estado, mais pessoas precisam de internamento e, consequentemente, de medicamentos. “O monitoramento e a reposição são constantes, mas quanto mais pessoas se infectarem pela doença, mais pacientes serão internados. Por isso nossa orientação é que a população retome as medidas de prevenção para evitarem a contaminação pelo vírus”, disse.
Segundo a Regulação de Leitos Estadual, até a tarde desta sexta-feira (14), 3.926 pacientes estavam internados em leitos exclusivos Covid-19 no Estado. São 1.794 em UTI’s e 2.132 em enfermarias. A taxa de ocupação é de 94% e 77%, respectivamente.