O secretário de Estado da Saúde Beto Preto participou de uma videoconferência nesta quinta-feira (16) com os integrantes da Comissão Externa de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 da Câmara dos Deputados. Participaram o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e a bancada federal do Paraná para discutir a situação pandemia.
Beto Preto apresentou a estratégia do Governo do Estado na ampliação de leitos, bem como dados sobre a situação regional durante os quatro meses da pandemia. Neste período, foram abertos 933 leitos de UTI.
“Este diálogo entre ministério e Estado é extremamente importante para que possamos expor a atual situação do Paraná no enfrentamento à pandemia, além de pleitearmos alguns pedidos a Bancada Federal”, disse o secretário.
Além do pedido de equipamentos hospitalares, alguns dos pontos tratados no encontro foram a renovação e ampliação de novos leitos de UTI e o direcionamento de insumos, testes e medicamos.
“Hoje somos o segundo estado que mais testa em números absolutos. Agradecemos a parceria do Governo Federal neste sentido, pois recebemos insumos que possibilitaram essa testagem, além de equipamentos que auxiliaram na abertura de novos leitos para atendimento à população”, disse Beto Preto.
Segundo Pazuello, a reunião organizada pela Comissão Externa tem por objetivo ouvir os estados, saber quais medidas que os gestores estão tomando e analisar suas demandas.
“Sabemos que a solução para a pandemia é a vacina, mas enquanto não temos isso, precisamos nos preparar, acompanhar os estados, reforçar nossos gestores no que precisarem e principalmente trabalhar em equipe para salvar vidas”, afirmou o ministro.
Esta foi a terceira reunião com os estados do Sul, já realizada com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A videoconferência foi motivada por requerimento da deputada federal Leandre Dal Ponte.
PRESENÇAS – Também participaram do encontro virtual os deputados federais que integram a bancada paranaense Toninho Wandscheer, Schiavinato, Rubens Bueno, Aline Sleutjes e Ricardo Barros; o presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Dr. Batista; e representantes da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).