Saúde ampliará entrega de medicamentos em casa

São quatro novas medidas para evitar filas nas farmácias do Estado. Paraná tem cerca de 262 mil inscritos no sistema de farmácias. Novas medidas reduzem a circulação de pessoas, sem afetar a distribuição de remédios.
Publicação
20/03/2020 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Saúde vai adotar de um novo sistema de entrega de medicamentos pelas farmácias do Estado aos usuários. O objetivo é evitar as filas e a saída de pessoas do isolamento social, além de reforçar os cuidados contra a circulação do novo coronavírus (Covid-19), seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As 23 unidades da rede estadual já estavam recebendo o usuário apenas em horário agendado, conforme aviso prévio por mensagem de celular, mas ainda há filas. As novas medidas reduzem a circulação de pessoas, sem afetar a distribuição de remédios.

“As farmácias da rede estadual estão atendendo os usuários em horário normal, com todos os medicamentos em estoque, mas precisávamos ampliar a oferta do atendimento em casa”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Precisamos conter a circulação do novo coronavírus. Todos os nossos esforços estão voltados nessa direção”.

O Paraná tem cerca de 246 mil cadastrados junto à Secretaria de Estado da Saúde para o recebimento de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Além desses, ainda são atendidos os usuários com medicamentos obtidos por via judicial.

MEDIDAS - A primeira medida pretende ampliar o serviço Remédio em Casa, que está atrelado aos Correios. Ele já é ofertado a cerca de 3,5 mil usuários da farmácia da 2ª Regional de Saúde, em Curitiba, e a intenção é estender, num primeiro momento, para outras unidades que tenham um maior número de usuários. A partir da próxima semana os servidores farão busca ativa pelos usuários, confirmando os dados cadastrais e informando sobre a entrega dos medicamentos em casa.

Também foi autorizada a renovação automática dos tratamentos dos pacientes já cadastrados. Até então, a solicitação precisava ser feita fisicamente nas unidades, a cada três meses. A Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) fará os ajustes no sistema de informação para que os processos com vigência até março, abril e maio sejam renovados, sem a necessidade do deslocamento do usuário à farmácia.

A Secretaria de Saúde ainda autorizou a entrega antecipada dos remédios para dois ou três meses de tratamento aos usuários já cadastrados, a depender do estoque das farmácias. São 216 medicamentos nessa lista.

A mais recente medida é o desenvolvimento de uma ferramenta junto à plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), do Governo do Estado, criada para auxiliar os cidadãos, que possibilitará o cadastro de novos usuários. Dessa forma, documentos, exames e laudos poderão ser encaminhados de forma eletrônica, sem sair de casa.

PRECAUÇÃO - A coordenação de Assistência Farmacêutica do Estado recomenda que usuários com febre, tosse ou dificuldade para respirar não compareçam à unidade. Nesses casos, o usuário pode autorizar outra pessoa para efetuar a retirada no horário agendado. Para aqueles que desejam manter o atendimento agendado, a recomendação é de chegar apenas no horário marcado para evitar aglomerações.

CORONAVÍRUS - A Secretaria da Saúde confirmou mais 13 casos de coronavírus no Paraná nesta sexta-feira (20). Dez são de Curitiba, dois de Londrina e um de Guaíra, no Oeste do Estado. As confirmações são de oito mulheres e cinco homens com idades entre 25 e 59 anos.

O Paraná possui 36 casos confirmados - cinco em isolamento hospitalar e os demais em isolamento domiciliar. O novo boletim aponta 137 casos descartados e 202 casos suspeitos, totalizando 375 notificações.

GALERIA DE IMAGENS