Sarandi recebe recursos para obra que beneficiará três mil famílias

Governo do Estado destina R$ 3,7 milhões a fundo perdido para galerias pluviais e recape asfáltico em cinco avenidas da cidade. Governador Ratinho Junior autorizou o início das obras. A previsão de conclusão dos projetos é de dez meses.
17/05/2019 - 16:20

O município de Sarandi, no Noroeste do Paraná, vai implantar galerias pluviais e recapear ruas do Jardim Independência com recursos do Governo do Estado. Três mil famílias serão diretamente beneficiadas pelas obras, que abrangem cinco avenidas - Rio de Janeiro, Brasil, Anchieta, Dom Pedro I e Santos Dumont.

Nesta sexta-feira (17), o governador Carlos Massa Ratinho Júnior esteve no município e assinou a ordem de serviço para o início das obras. A iniciativa atende uma antiga reivindicação dos moradores, já que o primeiro asfaltamento do bairro foi feito há cerca de 30 anos. O investimento é de R$ 3,7 milhões, a fundo perdido.

Ratinho Junior disse que os recursos são importantes e vão contribui com o desenvolvimento da cidade. “Sarandi vem crescendo bastante, precisa de investimentos. Maringá acabou crescendo e Sarandi não conseguiu acompanhar. Por isso liberamos dinheiro a fundo perdido para melhorar a parte urbana da cidade”, destacou.

As obras de recapeamento contarão com toda infraestrutura necessária: calçamento dos terrenos, sinalizações vertical e horizontal, meio-fio com sarjetas e urbanização. Já as galerias pluviais evitarão os alagamentos, que são constantes na região, principalmente no bairro Jardim Nova Independência, pouco abaixo das avenidas que serão revitalizadas.

“Historicamente foram liberados muitos loteamentos na região sem muitas exigências, sem galerias adequadas, e isso foi criando um problema que já dura alguns anos. Um deles é a falta de drenagem, que provoca alagamentos nas casas”, afirmou Ratinho Junior. “Nosso compromisso é com as cidades da região. Vamos ajudar Maringá, mas vamos investir também em Sarandi, Marialva, Paiçandu, etc”.

A previsão de conclusão da obra é de dez meses, segundo a Prefeitura. O investimento programado era de R$ 5,2 milhões, mas houve economia de mais de R$ 1 milhão na licitação.

INVESTIMENTOS - O Jardim Independência foi criado em outubro de 1974 e já pertenceu ao município de Marialva. Depois da transferência para Sarandi, essa é a primeira grande reestruturação da história do bairro, que tem vocação comercial.

O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, disse que a reestruturação do bairro vai atrair novas oportunidades na região. “São avenidas comerciais, esses investimentos vão revitalizar o comércio local. Com tudo feito, os comerciantes vão investir mais nos seus negócios. Isso gera mais emprego, mais impostos. O bairro nunca teve infraestrutura adequada”, afirmou. “E infraestrutura é tudo numa cidade, melhora a autoestima, a limpeza urbana e até a saúde das pessoas”.

Antonia Estelai Vieira, moradora da Av. Brasil, no Jardim Independência, disse que esse investimento estadual é o resultado esperado dos impostos pagos todos os meses. “Hoje em dia tem muito buraco pela região, acontecem muitos acidentes”, disse ela.

PRESENÇAS - Estiveram presentes na solenidade o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; o chefe de Gabinete da Governadoria, Daniel Villas Bôas; os deputados estaduais Tiago Amaral, Dr. Batista, Delegado Jacovós, Soldado Adriano José, Evandro Araújo e Do Carmo, além de lideranças locais e regionais.