Sarampo e novo coronavírus são temas de videoconferência

Objetivo foi capacitar profissionais da área que estão na linha de frente de atuação. Participaram profissionais de todos os municípios por meio de nossas 22 Regionais de Saúde.
07/02/2020 - 18:00

Com finalidade de orientar os profissionais que atuam em estabelecimentos e unidades de saúde de todas as regiões do Estado, a Secretaria da Saúde do Paraná promoveu nesta sexta-feira (7) videoconferência sobre novo coronavírus e sarampo.

“Temos informado e capacitado constantemente os profissionais que estão na linha de frente, atendendo o usuário da saúde pública”, disse o secretário Beto Preto. Ele lembrou que no final do ano passado 1.200 servidores que atuam nas salas de vacinação do Paraná receberam capacitação, com foco no Programa Nacional de Imunização; na semana passada, mais 1.200 enfermeiros e médicos participaram de evento sobre manejo clínico da dengue.

“Hoje, as orientações sobre novo coronavírus e sarampo abrangem profissionais de todos os municípios por meio de nossas 22 Regionais de Saúde. O Paraná está atento a todas estas situações, tomando as medidas preventivas, informando a população e preparando os profissionais da área para o atendimento eficaz”, afirmou Beto Preto.

SARAMPO – No evento desta sexta-feira, a Secretaria reforçou as informações sobre a Campanha de Vacinação contra o sarampo, que começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março, com Dia D em 15 de fevereiro.

O Paraná definiu como público-alvo desta campanha pessoas na faixa etária de 05 a 59 anos. Para os adultos jovens de 20 a 29 anos, que é a faixa mais acometida pela doença no Estado, a vacinação será indiscriminada, ou seja, independente da vacinação anterior.

Hoje o Paraná tem 831 casos de sarampo confirmados e 1.653 em investigação. Para iniciar a campanha, o Paraná tem o quantitativo de mais de 1,245 milhão de doses disponíveis nas 1.852 salas de vacinação.

NOVO CORONAVÍRUS – Sobre o Novo Coronavírus, que mantém em alerta a Vigilância Internacional, a Secretaria desenvolve várias ações desde o final de janeiro, com a finalidade de manter organizadas as estratégias de repostas à possível introdução do vírus no Paraná.

Na videoconferência, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr, destacou que o Estado não tem casos suspeitos da infecção, mas todos os profissionais devem estar atentos ao monitoramento e atendimento de pacientes com sintomas.

“Para ser considerado como caso suspeito de Novo Coronavírus a pessoa deve apresentar sintomatologia respiratória e histórico de viagens para áreas de transmissão local (China) nos últimos 14 dias ou ter tido contato próximo com casos suspeitos ou confirmados da doença”, ressalta a coordenadora. “Seguimos a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, complementa.

A Secretaria orienta ainda sobre os cuidados básicos que todos os profissionais devem repassar à população no sentido de reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. “Entre as medidas estão: lavar frequentemente as mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas e manter os ambientes bem ventilados”, disse a coordenadora Acácia Nasr.