São José dos Pinhais terá
nova fase do Em Frente Brasil

Cidade já participa da primeira etapa. Na segunda, além de ações para diminuir os índices de criminalidade, receberá investimento em áreas correlatas que podem ajudar a conter a violência no município.
04/10/2019 - 18:07

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, se prepara para receber a segunda etapa do Em Frente Brasil, do Ministério de Justiça e Segurança Pública, que busca diminuir os índices de violência e tem projeto-piloto em cinco cidades do País.

Em reunião nesta sexta-feira (04) com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito da cidade, Toninho Fenelon, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, informou que um diagnóstico será fechado e apresentado no próximo dia 31, servindo como balizador do trabalho.

Com base nos resultados nesta primeira etapa do projeto, será elaborado o plano de ação da segunda fase do programa, que vai envolver diversos ministérios, secretarias de Estado e também órgãos municipais, dentro de um comitê gestor a ser formalizado.

A intenção, explicou Moro, é ampliar os investimentos para áreas correlatas, mas que têm influência também na redução da criminalidade. O ministro citou especificamente obras de infraestrutura, como investimento em iluminação pública, ou de ação social que busquem a ressocialização.

“É um projeto pioneiro, em que a ação policial é importante, mas não só ela. Agora, nesta segunda fase, buscamos políticas de cunho social e urbanístico para resolver problemas pontuais de cada município”, destacou Moro. “Mas isso não quer dizer que abriremos mão das forças de segurança pública. Será um complemento”, acrescentou ele.

À DISPOSIÇÃO - Ratinho Junior colocou a estrutura do Estado à disposição da nova fase do projeto. Em relação à segurança, índices estatísticos relacionados ao boletim de ocorrência unificado, serão integrados nos próximos dias entre as forças de segurança que atuam no projeto.

O governador destacou, ainda, investimentos que já estão em andamento no município. O Governo liberou recentemente R$ 27 milhões para ações de infraestrutura na cidade. Contemplam a duplicação da Avenida Rui Barbosa, umas das mais importantes de São José dos Pinhais; a pavimentação de vias no bairro Guatupê, a retomada das obras da trincheira Marechal Hermes, além da implantação do Escola Segura.

“Queremos sempre o fortalecimento e a ampliação da parceria. São José é uma cidade importante do Paraná, que conta com uma área abrangente e uma localização estratégica. Qualquer decisão que visa reduzir os índices de criminalidade e melhorar a vida da população, o Governo do Estado estará presente”, ressaltou Ratinho Junior.

PRIMEIRA FASE – Implantando no dia 30 de agosto em São José dos Pinhais, o projeto-piloto Em Frente Brasil conta com 100 policiais da Força Nacional de Segurança, que passaram a atuar em conjunto com as forças de segurança estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil) e municipal (Guarda).

Em um mês, o programa apresentou redução nos índices de violência no município. Houve redução de 40% nos homicídios (de cinco ocorrências em setembro de 2018 para três no mesmo mês deste ano) e de 24,4% nos roubos (de 209 para 158). Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

O secretário de Estado da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, ressaltou que também houve redução de 20% no número de homicídios do Paraná no primeiro semestre. Balanço da secretaria indica queda no número de roubos (-18%), roubo a veículos (-27,4%), roubo a residências (-26,3%), roubo em ambientes públicos (-14,7%) e roubo a comércios (-25,3%) em relação ao primeiro semestre de 2018. “Isso é fruto do trabalho de integração. Compartilhamento de dados e informações em tempo real entre as forças de segurança do município, estado e nação”, afirmou o secretário.

Além de São José dos Pinhais, Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e Paulista (PE) são as outras cidades que integram a primeira fase do projeto.

Box
Governador conhece escola referência em educação especial

Durante a agenda em São José dos Pinhais, o governador Carlos Massa Ratinho Junior conheceu também a Escola Especial Madre Paulina. Inspirado em modelos europeus, o complexo foi inaugurado no dia 30 de setembro. Está localizado em uma área de 7.300 metros quadrados, no bairro Guatupê.

São três blocos com salas de aulas para as modalidades de Educação Especial no Ensino Infantil, Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Profissional, atendendo 260 pessoas de diversas idades. A educação especial, política da Escola Madre Paulina, possui os mesmos objetivos da educação comum, utilizando metodologias e alternativas de atendimentos diferenciados, com recursos humanos especializados.

Além dos serviços multidisciplinares, a Escola também oferta atendimentos de Comunicação Suplementar Alternativa, que disponibiliza suporte aos alunos que, devido a fatores neurológicos, físicos e cognitivos, não se comunicam por meio da fala.

Ratinho Junior e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, foram homenageados durante a visita. “Uma estrutura espetacular que vai ajudar muito a população de São José dos Pinhais”, disse o governador.