São José dos Pinhais e Estado compartilham dados de segurança

O Termo de Cooperação Técnica para integração e compartilhamento de informações de segurança foi assinado pelo secretário Romulo Soares e o prefeito Toninho Fenelon.
09/10/2019 - 09:40

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Prefeitura de São José dos Pinhais assinaram nesta terça-feira (08) um Termo de Cooperação Técnica para integração e compartilhamento de informações de segurança. A parceria foi firmada na sede da Secretaria, em Curitiba.

O secretário Romulo Soares, o prefeito Toninho Fenelon, e o secretário municipal de Segurança, Fabiano da Rosa, assinaram o Termo de Cooperação Técnica, que foi desenvolvido pela Celepar.

“Isso representa muito para a Secretaria da Segurança, e só é possível graças à grande integração que o Governo do Estado tem com a Prefeitura de São José dos Pinhais”, disse o secretário. Segundo ele, assinar o documento é um ganho não só para a Secretaria mas para o Paraná inteiro. “Com essa parceria podemos alavancar boas práticas e construir juntos uma nova metodologia de trabalho. A ideia é também repassar a outras prefeituras””, afirmou.

Com o acordo, a Guarda Municipal recebe capacitação de maneira pioneira a lavrar o Boletim de Ocorrências Unificado, e outras plataformas de acesso Policial, ferramentas de Gestão (Business Intelligence) para congruência dos dados e diagnóstico das ocorrências envolvendo o município.

A Secretaria terá acesso à Base Cartográfica e outras informações de São José dos Pinhais, que auxiliarão no planejamento do Estado e integração dos diversos sistemas de segurança disponíveis além de, em conjunto com o município, planejar ações que resultem em uma resposta mais rápida e eficiente para a população.

Para o prefeito Tonino Fenelon, a assinatura mostra a proximidade entre as instituições. “Essa assinatura representa muito para nós, vem ao encontro com aquilo que eu tenho pregado, que é a proximidade dos governos Federal e Estadual, as entidades e instituições”, disse. A assinatura desse contrato com a Secretaria, afirmou, disponibiliza o sistema para que a Guarda Municipal possa ter os dados, o que facilita muito nas abordagens. “Quanto mais próximos estiverem os governos, melhor será a qualidade de serviços público e a qualidade de vida das pessoas””.

AMPLIAÇÃO - Esta cooperação também ocorrerá com outros municípios e vai integrar as bases de informações do Estado, destacando a atuação em conjunto entre Estado e Município, na integração de sistemas, servindo de exemplo para todo o Brasil.
O coordenador de atendimento da Celepar, Jair Fernandes, explicou que o sistema desenvolvido permite que a Secretaria defina o grau de acesso a cada órgão, dependendo do sigilo e da informação que contém dentro do sistema.

Estiveram presentes no evento o diretor da Guarda Municipal, Márcio José Pereira; o chefe da Divisão de Monitoramento e Comunicação, Julio Cesar Guedes Ferreira; e o diretor-geral da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de São José dos Pinhais, Luiz Pereira Keppen; o diretor-geral da Sesp, Pedro Stonoga; a chefe de Gabinete da Secretaria, Márcia Tavares dos Santos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Francisco Caricati; o vice-diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Thorstein Ferraz; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Rockembach; o diretor da Polícia Científica do Paraná, Leon Grupenmacher; e o coordenador de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria, capitão Cláudio Todisco.