Sanepar vistoria 2 mil imóveis na Bacia do Ribeirão Cambé, em Londrina

Trabalho orienta sobre ligação correta na rede de esgoto e notificam irregularidades. Destinação correta ajuda a preservar rios e córregos. As vistorias vão ocorrer nos jardins Sabará, Bandeirantes, Universitário, Araxá, Presidente, Vale do Rubi, e partes do Versales 1 e 2 Tóquio.
Publicação
02/06/2023 - 09:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai vistoriar cerca de 2 mil imóveis da Bacia do Ribeirão Cambé, em Londrina. O trabalho tem como objetivo verificar o destino dado ao esgoto e orientar os moradores a fazerem a correta ligação do imóvel à rede coletora.

Nas situações irregulares, como ausência de caixa de gordura, ligação de água de chuva na rede de esgoto e lançamento de esgoto na galeria pluvial, o cliente recebe notificação e tem o prazo de 60 dias para fazer a regularização. Após esse período, será feita nova vistoria e, se a irregularidade permanecer, é aplicada multa.

O gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Gil Gameiro, explica que a destinação correta do esgoto preserva os rios e córregos da cidade. “Agimos para evitar transbordamentos e entupimentos na rede e eliminar lançamentos indevidos de esgoto nas galerias de águas pluviais. O uso correto da rede traz ganhos operacionais, ambientais e de qualidade de vida para todos”, afirma.

As vistorias vão ocorrer nos jardins Sabará, Bandeirantes, Universitário, Araxá, Presidente, Vale do Rubi, e partes do Versales 1 e 2 Tóquio. Para fazer a verificação, os técnicos precisam entrar no imóvel. É feito lançamento de corantes biodegradáveis em ralos e vasos sanitários. O percurso do corante é acompanhado com visualização no ramal ou no poço de visita da rede de esgoto, galeria ou sarjeta. 

EQUIPES – As vistorias são realizadas por dois ou três técnicos devidamente uniformizados, com camiseta azul e logomarca da empresa JPR Ambiental, que está a serviço da Sanepar. Os trabalhadores usam crachás e estão com carro devidamente identificado. O serviço é feito na presença de moradores ou responsáveis pelo imóvel. Caso o imóvel esteja fechado, a equipe notifica a necessidade de agendamento por meio de folheto com um número de WhatsApp para contato (43) 99124-1874. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 200 0115.

GALERIA DE IMAGENS