A Sanepar vai visitar 2 mil imóveis em Arapongas (região Norte), até o mês de junho, para orientar moradores sobre o uso consciente da água, o funcionamento do serviço de esgoto, a função da galeria pluvial para água das chuvas e a destinação adequada de resíduos sólidos.
O programa chamado de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento em Arapongas é feito pela Companhia em parceira com a prefeitura e consiste em visitas domiciliares, reunião comunitária e curso de formação de agentes.
As visitas são guiadas por um questionário que aborda os quatro eixos do saneamento: água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. “O objetivo é refletirmos sobre a responsabilidade compartilhada, especialmente quanto ao uso dos recursos hídricos”, explica a assistente social Angela Pagani, que coordena o programa na região.
De acordo com ela, o trabalho em Arapongas foi concentrado no Residencial Araucárias, Vale das Perobas, Gralha Azul, Interlagos e no Campinho. A reunião comunitária ocorreu no início do mês no distrito.
“No passado, a localidade sofreu com situações de falta de água e recentemente a Sanepar viabilizou um novo poço, um novo reservatório e o remanejamento da rede antiga”, afirma.
CURSO – Também faz parte do programa de intervenções, um curso de formação de Agentes Socioambientais. A previsão é promover a capacitação na segunda quinzena de maio.
O evento é destinado a lideranças da comunidade, representantes de entidades e instituições públicas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail angelamp@sanepar.com.br.