A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inicia na próxima semana um trabalho de campo que visa orientar moradores de Centenário do Sul, no Norte do Estado, a interligar de forma correta o imóvel à rede coletora de esgoto. Serão visitadas cerca de 2 mil famílias, que moram na região central e nos jardins Maringá, Nazareth e Bela Itália, atendidos com a obra recém-concluída.
Mais de R$ 12 milhões foram investidos para ampliar a capacidade de coleta e tratamento de esgoto no município. A ligação na rede coletora foi liberada, ou seja, todos já podem utilizar a rede disponível em frente ao seu imóvel. A nova estrutura viabiliza o atendimento de 65% da população urbana.
As visitas serão feitas por agentes de educação socioambiental a serviço da Sanepar. Os moradores são orientados a fazerem a ligação de forma correta, diferenciando o sistema de coleta de esgoto do sistema de galeria pluvial, e também a instalarem caixa de gordura e caixas de passagem em seus imóveis.
Para o gerente regional da Sanepar Leonardo Violin, este trabalho contribui para o bom desempenho operacional do sistema, além de garantir ganhos ambientais e de saúde pública. “Com esta obra, a Sanepar está atendendo o que determina o marco do saneamento, que é ampliar o esgoto e levar saúde a população”, afirma.
- Prêmio Valor Inovação: Sanepar é a empresa mais inovadora do País no setor de infraestrutura
- Sanepar e Itaipu inauguram primeiras obras de um pacote de R$ 184 milhões na região Oeste
OBRA – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Centenário do Sul, na região Leste da cidade, foi duplicada, passando a tratar até 20 litros de esgoto por segundo. E foram implantados mais 36 quilômetros de rede coletora e uma estação elevatória.
Estão previstas ainda duas reuniões comunitárias, capacitação para facilitadores em saneamento e de preparação para encanadores. As atividades, gratuitas, ainda não têm data definida, mas serão amplamente divulgadas.