Sanepar tem condições de cumprir metas do saneamento, aponta Agepar

Em reunião realizada nesta segunda-feira (11), a Agepar homologou os atestados de capacidade econômico-financeira da Sanepar. Cabe às agências reguladoras avaliar se os prestadores desses serviços têm condições de realizar os investimentos necessários até 2033.
Publicação
11/12/2023 - 18:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Em reunião realizada nesta segunda-feira (11), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou os atestados de capacidade econômico-financeira da Sanepar. Os documentos comprovam que a Companhia tem condições de atender as metas de universalização estabelecidas pela Lei Federal nº 11.445/2007, também conhecida como Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB).

De acordo com a legislação vigente, as metas de universalização do saneamento básico devem garantir o atendimento de 99% da população com água potável e 90% da população com coleta e tratamento de esgoto, em todos os municípios brasileiros, até dezembro de 2033.

Conforme previsto no Decreto Federal nº 11.598/2023, cabe às agências reguladoras avaliar se os prestadores desses serviços têm condições de realizar os investimentos necessários para atendê-las. No Paraná, a Sanepar oferece serviços de saneamento básico em 344 municípios, além de atender Porto União, em Santa Catarina.

Os atestados de capacidade econômico-financeira são compostos por estudos de viabilidade e plano de captação apresentados pela Companhia, informando os investimentos necessários para o atingimento das metas de universalização para cada município, além de investimento global previsto até 2033.

Também contemplam análise do cumprimento de índices referenciais mínimos dos indicadores econômico-financeiros.

GALERIA DE IMAGENS