A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi premiada nesta segunda-feira (27), em São Paulo, durante a 8ª edição do Prêmio Cases de Sucesso, do Instituto Trata Brasil, em reconhecimento ao trabalho realizado em Maringá, que foi considerada a cidade com o melhor serviço de saneamento do País.
O diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, que recebeu a premiação, afirma que os investimentos da Sanepar levaram Maringá a alcançar a meta de universalização do saneamento bem antes do prazo determinado pelo Marco Legal. A cidade tem 100% da população abastecida com água tratada e praticamente 100% com serviço de coleta e tratamento de esgoto.
“Ficamos orgulhosos com essa premiação, com o fato de Maringá estar em primeiro lugar no ranking do saneamento. Este mesmo trabalho, de excelência, é feito em muitas outras cidades do Paraná, que também já atingiram as metas legais e que são reconhecidas pela qualidade do saneamento. Nosso compromisso é que, até 2033, ou até antes disso, todas as cidades atendidas pela Sanepar estejam com o saneamento universalizado”, afirmou Stabile. O município de Maringá foi representado pela superintendente da Secretaria de Comunicação, Alexandra Fante.
- Sanepar inicia obra de sistema para coleta e tratamento de esgoto em Adrianópolis
- Sanepar entrega seis jardins de água e mel para Quitandinha
Um dos fatores que contribuíram para Maringá estar em primeiro lugar no ranking é a redução de perdas de água na distribuição. A Companhia mantém um programa permanente de redução de perdas, que é aplicado plenamente em Maringá, como telemetria, com monitoramento constante de pressão na rede, de incidência de rompimentos e outros fatores.
Conforme o Trata Brasil, o Paraná tem outras quatro cidades entre as mais bem ranqueadas do País, todas atendidas pela Sanepar: Cascavel em 9º, Ponta Grossa em 10º, Foz do Iguaçu em 13º e Londrina em 14º. São José dos Pinhais em 21º e Curitiba em 22º também estão na lista das 50 cidades brasileiras com melhores indicadores na área.