Sanepar recebe Selo Ouro por inventário sobre gases de efeito estufa

Companhia monitora as emissões de gases desde 2008, atividade pela qual acumula prêmios do Programa Brasileiro GHG Protocol: são oito conquistas do Selo Ouro e sete do Selo Prata.
Publicação
22/08/2024 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O mais recente Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IGEE) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) acaba de receber o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. No documento, a empresa identifica e calcula suas fontes de emissão de GEE referentes ao ano de 2023. É a oitava vez que a Companhia recebe o Ouro, dedicado apenas a inventários que passam por verificação de uma terceira parte. A Sanepar também recebeu o Selo Prata em outras sete vezes.

A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (21), na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, durante o evento anual do GHG Protocol. No evento, foram apresentados os resultados do Ciclo 2024, com a apresentação de resultados da sondagem anual referente a motivações, desafios e ambições dos membros do PBGHG. Depois, foram apresentados casos selecionados sobre a elaboração de inventários organizacionais, entre os quais o da Sanepar.

As atividades desenvolvidas pela Sanepar e contempladas no IGEE são esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta e disposição final de resíduos sólidos urbanos e atividades administrativas. O IGEE da Sanepar de 2023 demonstrou que as emissões diretas da Companhia reduziram 4,03% em relação a 2022.

No evento, foram apresentados os resultados do Ciclo 2024, com a apresentação de resultados da sondagem anual referente a motivações, desafios e ambições dos membros do PBGHG. Depois, foram apresentados casos selecionados sobre a elaboração de inventários organizacionais, entre os quais o da Sanepar. A Companhia foi representada pela engenheira ambiental, especialista em Saneamento Ambiental e mestre em Energia, Thaisa Ferreira Waiss.

GHG PROTOCOL  O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008, buscando disseminar no país a metodologia de mesmo nome, que serve para o cálculo de emissões de gases de efeito estufa, e estimular a adoção desse protocolo por empresas no gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa.

No mesmo ano da criação do Programa Brasileiro, a Sanepar, por meio da GPDA, passou a elaborar seu IGEE usando essa metodologia. O trabalho está alinhado com o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas da Companhia. O site da Sanepar disponibiliza sempre o mais recente inventário corporativo.

GALERIA DE IMAGENS