Sanepar promove oficinas para mulheres de Laranjeiras do Sul

As atividades fazem parte do Projeto de Trabalho Social (PTS) da Companhia, que executa obras de ampliação do sistema de abastecimento de água no município. Os temas tratados foram uso sustentável da água, produção de sabão caseiro a partir do óleo de cozinha e uso de plantas medicinais.
Publicação
20/03/2024 - 14:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizou, neste mês de março, três eventos de capacitação exclusivos para mulheres no município de Laranjeiras do Sul, no Centro-Oeste do Estado. As atividades fazem parte do Projeto de Trabalho Social (PTS) da Companhia, que executa obras de ampliação do sistema de abastecimento de água no município.

As oficinas direcionadas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, registraram cerca de 60 participantes, a maioria cadastrada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de agentes de saúde. Os temas tratados foram uso sustentável da água, produção de sabão caseiro a partir do óleo de cozinha e uso de plantas medicinais.

Neste último curso, o palestrante foi o professor aposentado Osmindo Zitkievitz, morador da cidade. As demais oficinas foram dadas pelo gestor ambiental da Sanepar responsável pelo PTS em Laranjeiras, Ronaldo Adriano dos Santos Barreto. Em todos os encontros foi distribuído material de orientação.

Segundo Ronaldo, para este projeto a área de intervenção será todo o perímetro urbano do município. “Atuamos em parceria com o CRAS, buscando atender quem reside em bairros de vulnerabilidade social, bem como as áreas beneficiadas com obras", disse.

Outro foco deste trabalho está relacionado ao enfrentamento consciente e responsável da crise hídrica. "Buscamos compartilhar o conhecimento sobre o uso sustentável da água e o entendimento de que, em relação ao meio ambiente, tudo está integrado”, explicou Barreto. Cerca de R$ 195 mil estão sendo investidos no PTS de Laranjeiras do Sul.

OBRAS – A Sanepar executa melhorias no sistema de abastecimento de água que engloba captação, adução, reservação, distribuição e uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Recentemente, também foram finalizadas obras no sistema de esgotamento na cidade. Os investimentos previstos para Laranjeiras do Sul chegam a R$ 47 milhões.

GALERIA DE IMAGENS