Sanepar promove ações em prol do Iguaçu e homenageia a imigração japonesa

O evento, que faz parte do Projeto Iguaçu Vivo, ocorreu no Memorial do Rio Iguaçu, no bairro do Uberaba, em Curitiba, instalação dentro do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, e reuniu empregados da Sanepar, escoteiros, rotarianos e voluntários da comunidade local.
10/06/2024 - 15:16

Cerca de 100 pessoas participaram de uma ação de mobilização em busca de conscientização ambiental e em prol do Rio Iguaçu, neste sábado (8), em Curitiba. O evento, que faz parte do Projeto Iguaçu Vivo, ocorreu no Memorial do Rio Iguaçu, no bairro do Uberaba, instalação dentro do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, e reuniu empregados da Sanepar, escoteiros, rotarianos e voluntários da comunidade local.

A atividade também prestou uma homenagem aos 116 anos da imigração japonesa no Brasil com o plantio de 20 cerejeiras, árvore-símbolo do Japão. Segundo os organizadores, essas plantas, aliadas ao tema do Parque, também ajudarão a proteger as margens do Iguaçu e poderão fornecer futuros espaços com sombra aos visitantes.

O evento foi organizado pelo Rotary Sanepar, com o apoio da Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar e de diversas outras áreas da Companhia.

Além do plantio, o grupo retirou lixo e fez limpeza do entorno do Parque e afluentes do Rio Iguaçu, participou de palestras sobre sustentabilidade e mobilização comunitária, fez caminhada, coleta de óleo de cozinha usado, tampinhas, latas de alumínio e lixo eletrônico. Também foram realizadas doações para auxiliar os desabrigados do Rio Grande do Sul. A Família Folhas participou da mobilização das crianças em relação ao descarte correto de resíduos.

MOBILIZAÇÃO – Dentre as organizações atuantes no sábado, além da Sanepar, também participaram o Rotary Clube de Curitiba Fraterna, Grupo de Escoteiros Pingo D'água e Grupo de Escoteiros Thalia. A ação contou com a parceria da Preserve Ambiental e da Prefeitura de Curitiba. Entre os presentes, estiveram Laércio Chisorin Junior e Alex Sandro Franco, governadores do Rotary, e descendentes de japoneses, que plantaram cerejeiras.

VISITAS – O Memorial do Rio Iguaçu fica no edifício central do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, projetado pelo arquiteto Luiz Hayakawa. Foi inaugurado oficialmente em 29 de março de 2018, como parte das comemorações dos 325 anos de Curitiba e é um espaço educativo sob responsabilidade da Sanepar, aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas, com visitação gratuita.

Inspirado nos origamis japoneses, o prédio do Memorial recebe diversos eventos ao longo do ano e abriga uma exposição permanente sobre o Rio Iguaçu, que passa nas imediações. As visitas são livres, mas grupos e escolas podem agendar visitas pelo site.

JAPONESES – Projetado em 2008, o Parque do Centenário da Imigração Japonesa está localizado no limite entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, separados pelo Rio Iguaçu. Com uma área de 301,4 mil metros quadrados, conta com estacionamento e espaço para passeios de bicicleta, corridas e caminhadas. O Parque faz parte do conjunto de espaços públicos criados em Curitiba para homenagear os diversos povos que compõem a população do Paraná, Estado que é o segundo maior centro de imigrantes japoneses na América Latina.

O plantio das cerejeiras celebra também o Dia do Imigrante Japonês, criado com a Lei nº1211/2004, em lembrança aos primeiros imigrantes do Japão que desembarcaram no Brasil, em Santos, vindos a bordo no navio Kasato Maru, em 18 de junho de 1908.