A Sanepar, reconhecida como exemplo nacional em inovação e infraestrutura, vai colaborar para a melhoria dos serviços de distribuição de água da Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (Essap). Até sexta-feira (23), técnicos da Companhia do Paraná participam, em Assunção, no país vizinho, da Oficina de Planejamento que visa a definição dos termos desta colaboração.
Neste projeto específico, a atuação da Companhia visa a melhoria da capacidade de gerenciamento de redes de distribuição de água no Paraguai, com foco na redução de perdas.
O projeto de cooperação é trilateral, entre os governos do Brasil, Japão e Paraguai. A Sanepar foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores, via Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a apoiar a empresa paraguaia de saneamento de forma técnica e institucional. A participação do Japão ocorre por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
- Investimentos da Sanepar alcançaram R$ 1,9 bilhão em 2023
-
Governo do Paraná busca novas tecnologias em irrigação para agricultura no Nebraska
Participam da oficina o especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, a gerente do Processo Água, Juliana Piloto, e o assessor da Diretoria de Operações, Marcelo Depexe.
O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, afirma que a Companhia está à disposição para compartilhar a experiência e as competências na área de gestão de redes de distribuição de água, associadas com inovação, eficientização e redução de perdas. “Esta ação dá continuidade à parceria exitosa em projetos da ABC e da JICA e às intenções de colaboração mútua já firmadas com a Essap”, disse.
Em novembro do ano passado, diretores da Essap reuniram-se em Curitiba com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e diretores da Sanepar para a formalização do trabalho de cooperação.