A Sanepar participou durante esta semana da Ibero-América GRI & Energy 2024, realizada em Madri, na Espanha. O evento reuniu concessionárias, bancos, entidades públicas, construtoras e investidores latino-americanos com o objetivo de criar soluções de financiamento e de desenvolvimento de projetos de transporte, energia, água, saneamento e infraestrutura urbana.
Representaram a Sanepar os diretores de Investimentos, Leura Conte de Oliveira, e de Operações, Sérgio Wippel.
Além do Brasil, participaram representantes do Chile, Colômbia, México, Peru e da América Central. Para a diretora Leura, a presença da Sanepar no evento foi muito proveitosa porque teve a presença de outros países e do secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, e de ministros – de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e dos Transportes, Renan Filho.
“Foi uma possibilidade muito enriquecedora de nós podermos dividir isso com outras instituições mundiais e, também, poder levar o nome da Sanepar, mostrando como é que nós estamos com relação à universalização”, disse ela.
Os diretores da Companhia participaram da uma mesa redonda, junto com o secretário Pedro Maranhão, e diversas instituições, para discutir assuntos referentes a investimentos, possibilidade de recursos vindos de agentes financeiros nacionais e internacionais e das inúmeras oportunidades que o Brasil tem para atingir a universalização.
“No evento também nós pudemos tratar de assuntos como inovação, a possibilidade de novas alternativas de tratamento em pequenas localidades, cujo IDH e o poder aquisitivo não são tão grandes e, portanto, difícil de conseguir equacionar a questão tarifária, porque os investimentos impactam significativamente”, destacou a diretora.
Além de integrar importantes discussões pertinentes aos serviços de água e saneamento, os representantes da Sanepar fizeram visita técnica à sede da empresa Acciona S.A, que foi vencedora do lote 2 no leilão da Parceria Público Privada, realizado em setembro passado, e que atuará na implantação e/ou ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto em 48 municípios das regiões Norte, Noroeste, Centro e Centro-Oeste do Paraná.
Trata-se de uma das alternativas adotadas pela Sanepar para alcançar a meta da universalização antes do prazo previsto no Marco Legal do Saneamento. Com essa PPP serão atendidas 323 mil pessoas no Paraná. Lá, os diretores conheceram o sistema operacional da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Soto Gutierrez, em Ciempozuelos, na província de Madri.
Outra visita técnica feita pelos diretores foi ao AP6 Control Center de los Túneles de Guadarrama con Abertis – Centro de Controle Operacional (CCO) da autopista de Guadarrama, que conta com três túneis, operado pela Abertis, empresa de referência internacional na gestão de estradas de alta capacidade e qualidade e soluções de mobilidade inteligentes.