A Sanepar, a Secretaria da Justiça e Cidadania e a Prefeitura de Foz do Iguaçu realizaram mais uma fase do Programa Caixa D’Água Boa. Na tarde desta quinta-feira (5), 30 famílias de Foz do Iguaçu em situação de vulnerabilidade receberem orientações sobre o funcionamento do programa e como devem ser instaladas as caixas de água.
As orientações incluíram a melhor forma, local e materiais que devem ser utilizados para a instalação. Nesta etapa do programa, serão atendidas famílias que moram na região Norte da cidade. Os materiais para a instalação da caixa d’água em seus imóveis deverão ser entregues nas próximas semanas.
Ketlyn Maiara Valencio é uma das pessoas beneficiadas pelo programa. Mãe de cinco filhos e moradora do Jardim das Oliveiras 2, Ketlyn diz que hoje, quando às vezes falta água, é um caos. “Mas depois que for instalada a caixa, acredito que vai ajudar e melhorar muito”, diz.
As famílias beneficiadas pelo Caixa D’Água Boa são cadastradas em programas sociais, selecionadas e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. Por meio do programa, elas também recebem um subsídio financeiro. O objetivo é garantir o acesso à água tratada, segura e de qualidade.
O reservatório doméstico ou caixa d’água tem um papel importante e é um item obrigatório nos imóveis atendidos pelo sistema público de abastecimento. Ela é fundamental para a qualidade de vida das famílias, que poderão realizar suas atividades de alimentação e de higiene, mesmo se houver uma parada de manutenção ou qualquer intercorrência no sistema.
- Governador autoriza início das obras da última etapa da Barragem do Miringuava
- Sistema de Gestão Ambiental da Sanepar em Foz do Iguaçu recebe nota máxima
PROGRAMA – O Caixa d’Água Boa foi lançado em 2017 como forma de contribuir com a saúde e a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, proporcionando o acesso à água tratada, mesmo em situações eventuais de interrupção temporária do abastecimento público.