Sanepar orienta moradores de Assis Chateaubriand sobre novas ligações de esgoto

No fim de 2024, cerca de 2.500 imóveis foram liberados para fazer a conexão na rede pública. Moradores devem ficar atentos para o modo correto de fazer a ligação.
Publicação
10/04/2025 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os moradores dos jardins Araçá, Jussara, Panorama e parte do Jardim América, em Assis Chateaubriand, devem ficar atentos ao fazer a conexão das tubulações internas de esgoto à rede pública de coleta. A Sanepar orienta que a ligação deve ser feita de acordo com recomendações e padrões técnicos para que o sistema funcione corretamente e não ocorra transtornos para os moradores e nem para a cidade.

“Não ligar água de chuva na rede de esgoto é uma das principais recomendações que devem ser seguidas, pois este lançamento irregular é a principal causa de sobrecarga na rede. O que traz consequências negativas como extravasamentos ou até o retorno do esgoto para algum imóvel”, comenta o gerente regional da Sanepar Donizete Obara.

A instalação correta de caixa de gordura é outra recomendação que deve ser seguida para garantir a eficiência da coleta e tratamento de esgoto, evitando transtornos como entupimentos da tubulação.

Desde o fim do ano passado, cerca de 2.500 imóveis já estão com o acesso ao sistema de coleta e tratamento público de esgoto liberado. Para fazer a ligação os moradores podem contratar encanadores de sua confiança ou, eles mesmos podem fazer a ligação.

Nas Centrais de Relacionamento da Sanepar, estão disponíveis, materiais de orientação de como deve ser feita a ligação. No site da Sanepar, também está disponível o Guia do Cliente, onde estão todas as informações de como executar uma ligação de esgoto.

REDE DE ESGOTO – Para garantir o acesso ao sistema de esgoto, a Sanepar finalizou em dezembro de 2024, o assentamento de mais de 60 quilômetros de rede coletora de esgoto e colocou em operação a estação de tratamento de esgoto Rio Verde, que está localizada próximo à rodovia que liga Assis Chateaubriand e Jesuítas. Esta nova unidade utiliza tecnologia de lodo ativado, que é mais moderna que a ETE Baiano. Com isso, o índice de atendimento com rede coletora de esgoto na cidade vai ultrapassar 70%. 

GALERIA DE IMAGENS