Sanepar oferece cursos sobre a importância do saneamento em Campo Magro

Atividade faz parte das ações socioambientais ligadas às obras da Companhia. São capacitados professores, merendeiras, pais e mães de estudantes e moradores da cidade.
Publicação
12/12/2023 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está capacitando professores, merendeiras, pais e mães de estudantes e moradores de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, sobre a importância do saneamento, com o curso de Formação de Agentes Socioambientais. O treinamento está relacionado às obras da Companhia no município e integra as atividades prévias para a instalação e a manutenção de jardins de água e mel em escolas e numa praça da cidade.

Os jardins terão caixas com colmeias de abelha nativa sem ferrão. O trabalho refere-se também à recomposição da mata ciliar e à preservação do Rio Custódio. A criação, a importância e o cuidado com as abelhas, indispensáveis para a manutenção da vida no planeta, também fazem parte das capacitações que a Companhia deve promover na cidade.

CAPACITAÇÃO – O mais recente treinamento da Sanepar foi nesta terça-feira (12), junto à comunidade da Escola Municipal Bom Pastor, atendendo a 25 pessoas. O conteúdo foi dado de forma prática, com a visita a um meliponário local e à Barragem Passaúna. Em agosto, os participantes haviam recebido a parte teórica do treinamento.

Em Campo Magro, as comunidades das escolas municipais João Menegusso Filho, José Valenga e Jardim Pioneiro também participaram de capacitações em outras datas. Todas as quatro escolas receberão kits didáticos para a criação de jardins de água e mel, além de orientações para a instalação de espaço apropriado para caixa de abelha nativa sem ferrão.

“A abelha é responsável por 70% do processo de polinização que propicia o crescimento de flores, frutos e mesmo de novas árvores. As árvores fazem um processo de filtração da água e compõem a mata ciliar, essencial para a preservação dos rios e da boa qualidade da água”, explica o engenheiro ambiental contratado pela Sanepar, Filipe Xavier de Oliveira, um dos capacitadores dos treinamentos em Campo Magro.

MOBILIZAÇÃO – Além das escolas municipais, moradores de Campo Magro participam das ações socioambientais. Em agosto, foram desenvolvidas oficinas sobre compostagem e outros temas ambientais para alunos do Projeto Piá Ambiental e trabalhadores da manutenção de áreas verdes da cidade. Em novembro, a Sanepar também coordenou a supressão da vegetação exótica invasora do Rio Custódio, preparando o espaço para o jardim de água e mel da praça no Boa Vista 1, nas proximidades.

OBRAS – Em Campo Magro, a Sanepar executa obras de abastecimento público de água que vão colocar em operação sete poços na sede e assentar sete quilômetros de adutoras de água bruta, fazendo a interligando dos poços ao sistema de tratamento.

GALERIA DE IMAGENS