Sanepar lidera grupo de estudo da Bacia do Pitangui, na região de Ponta Grossa

Estudo conjunto com IAT, Copel e UEPG tem objetivo de analisar impactos dos múltiplos usos da bacia, que incluem geração de energia hidrelétrica, abastecimento público, moradias, atividades de agricultura, pecuária e lazer.
Publicação
22/10/2021 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar lidera um grupo de estudo para análise da Bacia Hidrográfica do Pitangui, onde está localizada a represa do Alagados, que abastece Ponta Grossa. O grupo tem a participação do Instituto Água e Terra (IAT), Copel e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O objetivo é analisar o impacto dos múltiplos usos da bacia, que incluem geração de energia hidrelétrica, abastecimento público, moradias, atividades de agricultura, pecuária e lazer. Todas essas ações contribuem para a alteração das condições ambientais podendo afetar a quantidade e a qualidade da água dos mananciais.

A partir desses estudos, serão definidas novas ações de fiscalização, monitoramento, recuperação e conservação da bacia. Esse trabalho resultará em um modelo mais amplo que poderá ser incorporado aos diversos Planos de Segurança da Água que a Sanepar desenvolve em cada região, caso seja identificada alguma irregularidade.

Fazem parte do grupo de trabalho profissionais de diversas áreas como biólogos, geólogos, engenheiros das áreas ambiental, cartográfica e civil. Da UEPG, participam pesquisadores das áreas de Microbiologia Ambiental e Química Analítica, Ambiental e Sanitária.

GALERIA DE IMAGENS