Sanepar leva água tratada para 280 famílias de comunidade rural de Mandirituba

31/01/2024 - 11:50

A vida de 280 famílias da comunidade rural Avencal e Barco, em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, melhorou muito com a implantação do serviço de abastecimento de água pela Sanepar em parceria com o município. Inaugurado em dezembro, o sistema é formado por um poço artesiano, uma casa de tratamento e um reservatório de 25 mil litros de água. Foram assentados 17 quilômetros de tubulação que levam água para cada uma das casas da localidade.

Ele foi executado dentro do programa Saneamento Rural, desenvolvido pela Sanepar em parceria com os municípios. A Companhia fornece os equipamentos, como tubulação e bomba e o projeto técnico. O poço e a mão-de-obra são de responsabilidade da Prefeitura. O sistema concluído é entregue à comunidade, que se organiza por meio de uma Associação da Água que faz a gestão e a operação do sistema, após receber treinamento da Sanepar.

“Melhorou muito aqui. Ultimamente faltava água e a gente tinha que buscar com galão, na vizinhança, a quatro quilômetros”, afirma o agricultor José Jalmir Cruz. Ele nasceu na localidade há 65 anos e lembra que ajudou na abertura de valetas do antigo sistema, há mais de 30 anos. “Ele foi feito para atender 90 famílias, mas o número de chácaras foi crescendo e não tinha mais jeito”.

O produtor Elias Eugênio da Silva, que mora há três anos no Avencal, afirma que melhorou 100% a vida. “Antes não funcionava. Era muito difícil ficar sem água. Usava um poço semiartesiano, mas também não tinha água. Agora a vida está normal”, completa.

A água na torneira 24 horas por dia também beneficia uma associação que trabalha com reabilitação de dependentes químicos em Avencal. Ali, são acolhidas 58 pessoas atualmente. O coordenador Anderson Farias Lopes afirma que a falta de água era um problema constante. “A gente usava água de uma nascente, que secava na estiagem. Não supria a nossa demanda”, destaca

Segundo o prefeito Luis Antonio Biscaia, a instalação do sistema de abastecimento no Avencal e Barco era uma demanda antiga da comunidade. “Água é uma das necessidades mais básicas de todo mundo. Fornecer água suficiente e tratada à nossa gente traz inúmeros benefícios a longo prazo, com mais saúde e comodidade para a localidade”, afirma.

PROGRAMA – Em 2023, a Sanepar firmou 21 parcerias com Prefeituras para obras em comunidades rurais, beneficiando 1.765 famílias que somam cerca de 7 mil pessoas. Atualmente, estão em andamento 90 projetos de Saneamento Rural.