A Sanepar publicou um edital para credenciamento de empresas geradoras ou gerenciadoras de lixo orgânico que estejam interessadas em dar destinação ambientalmente correta ao material. O resíduo será tratado na Usina Sanepar de Bioenergia (USBio), localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Podem participar empresas alimentícias, refeitórios industriais, fábricas ou prestadores de serviço que geram resíduos que não são recolhidos pela rede pública. Também poderão ser inscritas empresas que gerenciem sobras de processos industriais, assim como lodos orgânicos industriais.
As empresas interessadas devem atender aos requisitos do edital que determina qual deve ser a composição do material orgânico para garantir que o tipo de resíduo não prejudique o funcionamento adequado dos biodigestores. O credenciamento segue até 31 de dezembro de 2024. O edital será publicado neste link e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: contratosespeciais@sanepar.com.br.
- Sanepar alcança posto de maior empresa pública de saneamento do Basil
- Sanepar alerta que lixo na rede de esgoto causa obstrução e danos ao meio ambiente
O resíduo será destinado para a Usina Sanepar de Bioenergia (USBio), que é a primeira do País que produz biogás através da mistura do lodo sanitário da Estação de Tratamento de Esgoto Belém e resíduos orgânicos. Todos os dias, 900 mil litros de lodo e 50 toneladas de materiais orgânicos são transformados em biogás. Em seguida, são convertidos na energia elétrica que abastece a própria usina e outras unidades de tratamento da Sanepar.
A tecnologia utilizada pela usina separa o material inorgânico do orgânico, que é transportado para o tanque de biodigestão, onde é misturado com o lodo de esgoto. A massa orgânica serve de alimento para as bactérias no lodo, criando a biomassa. O biogás é gerado por meio da combustão desse resíduo. Os tanques são vedados e aquecidos, contendo agitadores para homogeneizar a mistura. O processo é positivo ao meio ambiente, pois evita a emissão de metano na atmosfera e é uma solução para os resíduos sólidos e com pegada negativa de dióxido de carbono (CO2).