Sanepar lança atividade especial para Educação Infantil

Mantido pela companhia, o espaço de educação ambiental Memorial do Rio Iguaçu, em Curitiba, iniciou nesta virada de semestre um atendimento especial para receber turmas escolares de crianças com mais de 6 anos de idade.
Publicação
15/07/2019 - 14:51
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A história do maior rio Paraná, o Iguaçu, pode ser vivenciada por crianças da Educação Infantil, em Curitiba. Apesar de julho ser momento de pausa nas atividades em sala, a novidade vem em boa hora para os educadores, uma vez que o recesso escolar também é dedicado ao planejamento para o próximo período.

Mantido pela Sanepar, o espaço de educação ambiental Memorial do Rio Iguaçu iniciou, nesta virada de semestre, um atendimento especial para receber turmas escolares de crianças com mais de 6 anos de idade.

A professora Andressa Castro de Paula, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Verde II, foi uma das primeiras a conferir a atividade, concluindo em campo uma extensa programação ambiental elaborada previamente. Após trabalhar o tema na escola, em casa, envolvendo famílias e comunidade, sua turma de 16 alunos participou da visita e aprovou a proposta.

“A aula de campo contribuiu muito, permitindo ampliar o olhar das crianças. Além de conhecer o Rio Iguaçu, aprenderam com brincadeiras e atividades lúdicas como evitar o desperdício de água. Foi muito enriquecedor”, avalia a professora.

O coordenador dos Centros de Educação Socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima, explica que um dos momentos mais propícios para despertar a consciência ambiental de futuros cidadãos é nos primeiros anos de atividade escolar.

De acordo com ele, a educação ambiental na infância desperta a consciência de preservação e cidadania. “Ao demonstrar a importância do uso racional dos recursos naturais, transmitimos às crianças as noções de preservação, responsabilidade individual, de equilíbrio entre a natureza e o homem. Quanto mais cedo for trabalhada a educação ambiental, maiores são as chances de impactar as práticas do dia a dia”, explica Lima.

O espaço funciona dentro do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, às margens do Rio Iguaçu. Ali, é possível conhecer os aspectos históricos, geográficos, sociais e também propostas de ações sustentáveis para a Bacia do Rio Iguaçu, compreendendo toda a sua extensão, desde as nascentes próximas a Curitiba até as Cataratas, em Foz do Iguaçu. Dinâmicas e atividades práticas foram desenvolvidas por monitores especializados para transmitir os principais conceitos da preservação do rio para crianças a partir de 6 anos.

COMO AGENDAR – Educadores e escolas interessadas podem solicitar visitas gratuitas de campo, conforme disponibilidade dos monitores. O atendimento é feito de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, mediante agendamento. Solicitações podem ser enviadas por e-mail http://visitas@sanepar.com.br ou no site da Sanepar, na aba Locais de Visitação.

ESTRUTURA - O prédio tem sala multimídia e auditório para 120 pessoas, onde são promovidos cursos de capacitação, palestras e eventos voltados à temática ambiental. Parte da energia elétrica consumida no local é gerada no próprio memorial por placas de energia fotovoltaica.

Em uma área de 301,4 mil metros quadrados, o espaço tem 3 quilômetros de ciclovia, pista para caminhada, um campo de futebol oficial e espaço para estacionamento. O local pertence à Prefeitura de Curitiba e foi cedido para uso da Sanepar em dezembro de 2017.

Além do atendimento monitorado, o memorial é aberto à visitação para a comunidade, de terça a domingo, das 9h às 17h. O Memorial e o Parque do Centenário da Imigração Japonesa estão situados na Avenida Comendador Franco, sem número, no bairro Uberaba, em Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS