Sanepar investe R$ 63 milhões para ampliar sistema de esgoto em Assis Chateaubriand

Estão em implantação 62 km de rede coletora de esgoto, possibilitando que mais de 2.500 imóveis sejam conectados à rede pública. Atendimento da população até o fim de 2024 chegará a 72%.
14/12/2023 - 14:40

A Sanepar está investindo R$ 63,33 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Assis Chateaubriand, no Oeste. Com a obra, ele passará a atender 72% da população até o fim de 2024. Atualmente, o índice é de 50,4%.

Está em execução uma extensa rede de coleta, com mais de 62 quilômetros, permitindo que mais de 2.500 imóveis sejam conectados à rede pública. Serão beneficiados os jardins Araçá, Jussara, Panorama e parte do Jardim América.

“A empresa está com um grande volume de obras, movimentando a cidade. Obras de saneamento, embora tragam transtornos transitórios, significam investimentos em saúde preventiva", afirma o gerente regional Eduardo Arrosi. "Toda cidade será beneficiada".

Além da rede coletora que irá possibilitar a interligação ao sistema de três loteamentos, também está em andamento a construção de uma nova estação de tratamento de esgoto (ETE) e de unidades de bombeamento.

A nova estação, a ETE Rio Verde, terá tecnologia mais moderna, que é a de lodo ativado em batelada, e está sendo construída na Bacia do Rio Verde nas proximidades da Rodovia que liga Assis Chateaubriand e Jesuítas. Já a unidade de bombeamento fará o transbordo do efluente até a estação de tratamento. Depois de pronta, a unidade terá capacidade para bombear 72,20 litros por segundo. Ela fica bem próxima da ETE Baiano, que será desativada quando o novo sistema entrar em operação.