A Sanepar investe R$ 63,3 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná. As obras irão aumentar de 50,4% para 72% o índice de atendimento à população com coleta e tratamento de esgoto até o fim de 2024.
O investimento inclui implantação de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), de unidades de bombeamento e extensão de redes de coleta. A ETE Rio Verde, em construção, utiliza tecnologia mais moderna de lodo ativado em batelada. Ela está localizada na Bacia do Rio Verde, nas proximidades da Rodovia que liga Assis Chateaubriand e Jesuítas.
- Governador anuncia R$ 132 milhões para nova fase do Asfalto Novo, Vida Nova
-
Sanepar é destaque nacional por transparência nas demonstrações financeiras
Também está em construção uma unidade de bombeamento que fará o transbordo do efluente até a estação de tratamento e que terá capacidade para bombear 72,20 litros por segundo. Para completar o sistema, uma extensa rede de coleta está sendo executada. São mais de 62 quilômetros de tubulações que possibilitarão que mais de 2.500 imóveis sejam conectados à rede pública.
Serão beneficiados os jardins Araçá, Jussara, Panorama e parte do Jardim América. Será possível, também, fazer a interligação ao sistema de três loteamentos que já estão com a estrutura de rede coletora implementada.
A previsão é de que todas as obras estejam concluídas em dezembro de 2024.