A Sanepar fez, nesta quarta-feira (16), a primeira reunião com integrantes do Consórcio MCR, que irá implantar uma nova estação de tratamento de esgoto para Palmas, no Sudoeste do Estado. A nova unidade, denominada ETE Caldeiras, terá capacidade para tratar 100 litros de esgoto por segundo, ampliando em 70% a capacidade de tratamento na cidade. Após concluída essa obra, a Sanepar irá desativar a atual estação de tratamento – ETE Palmas, que opera desde 1991.
Com um sistema de tratamento mais moderno e eficiente, a nova estação de tratamento terá capacidade para atender a demanda atual e de novas ligações que sejam implantadas na cidade. O modelo é metálico, modular e compacto. No complexo das obras ainda estão previstas a implantação de laboratório, barracão para lodo e mais de 4,2 mil metros de interceptores e emissários, tubulações necessárias para transporte do esgoto e do efluente tratado até seu destino final. Os investimentos são de R$ 44,8 milhões.
-
Maringá: reunião da Sanepar vai orientar distrito de Iguatemi sobre novo sistema de esgoto
-
Em seis anos, Curitiba recebeu R$ 1,5 bilhão de investimentos da Sanepar
A previsão é de que o novo complexo de tratamento entre em operação no segundo semestre de 2026. O Consórcio MCR é formado pelas empresas Maper Construtora Civil e Incorporadora Ltda, Casacchi Construções e Empreendimentos Ltda e Rotária do Brasil.