A Sanepar está investindo cerca de R$ 40 milhões na ampliação do sistema de abastecimento de água em Medianeira, no Oeste do Estado. Ainda neste mês começam as obras da nova captação de água do Rio Ouro Verde, e estão em andamento na cidade a operacionalização de um novo poço, a construção de novas estações elevatórias e a execução de adutoras e redes de água.
Na nova captação no Rio Ouro Verde, a vazão será de 540 mil litros por hora, substituindo a unidade no Rio Alegria. Serão implantados 8,5 quilômetros de adutoras que vão levar a água do Rio Ouro Verde até a estação de tratamento existente na cidade.
“A nova captação irá garantir atendimento para a população por mais 15 anos”, afirma o gerente de obras da Sanepar, Áurio Bonilha Junior. A conclusão está prevista para abril de 2024.
EM EXECUÇÃO – Além disso, está em andamento a operacionalização de um quinto poço na cidade que aumentará a produção em mais 150 mil litros de água por hora. A obra inclui a execução de 5,3 quilômetros de adutora, uma estação elevatória, redes auxiliares e adequação de uma casa de química.
Também estão previstos mais 2,6 quilômetros de tubulação e uma estação de bombeamento de água tratada que vão beneficiar, principalmente, os moradores dos bairros Jardim Irene e Itaipu. Essas obras devem ser concluídas até o fim do ano.
Atualmente, o sistema de abastecimento de água em Medianeira tem uma captação superficial no Rio Alegria, uma estação de tratamento e quatro poços profundos. A produção diária é de 14,7 milhões de litros de água tratada, que passam por uma rede subterrânea de mais de 300 quilômetros até chegar à casa dos moradores da cidade.