Sanepar investe R$ 1,9 milhão na ampliação do abastecimento em São Tomé, no Noroeste

Um novo reservatório está sendo instalado. Com espaço para armazenar 500 mil litros de água, a nova unidade amplia em 350% a capacidade de reserva de água, trazendo tranquilidade e segurança operacional ao sistema de abastecimento.
Publicação
21/02/2025 - 09:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Com investimentos de R$ 1,9 milhão, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está ampliando a capacidade de reservação e de distribuição de água para garantia de abastecimento em São Tomé, Noroeste do Paraná.

Um novo reservatório está sendo instalado. Com espaço para armazenar 500 mil litros de água, a nova unidade amplia em 350% a capacidade de reserva de água, trazendo tranquilidade e segurança operacional ao sistema de abastecimento. Além do reservatório, está sendo construída uma estação de bombeamento de água e assentados mais de 2 mil metros de tubulações para o transporte da água.

O gerente Geral da Sanepar, Vitor Gorzoni, explica que a Sanepar trabalha com o horizonte de crescimento das cidades. “E é o que estamos fazendo em São Tomé: garantir a melhor capacidade de reservação e distribuição, promovendo com as obras e com novos anéis de distribuição o equilíbrio da pressão na rede de água existente e a redução de riscos com rompimentos de redes”, afirma.

Para executar a implantação das obras, principalmente, as das redes e anéis de distribuição de água, são necessárias intervenções nas ruas, vias públicas e calçadas nos trechos previstos. A abertura de valas, movimentação de terra e equipamentos são ações temporárias. Todo o trabalho de fechamento, limpeza e reposição de calçadas e pavimentos cabe à Sanepar e à empresa executora da obra.

“Os locais são fechados e cobertos com pedra brita. Em alguns dias após a abertura, dependendo das condições do clima, do tipo da calçada ou da preparação asfáltica, as equipes irão concluir esses trabalhos e deixar nas mesmas condições que estavam antes da obra”, afirma o gerente de Projetos e Obras da região Noroeste, Marcelo Dias.

A Sanepar lembra que os transtornos serão temporários e pede a colaboração de todos para que os trabalhos sejam realizados no menor tempo possível. Informações e esclarecimentos podem ser solicitadas à Sanepar na Central de Relacionamento em São Tomé, na Rua Jaracatiá, 784, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30. E ainda no telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp (41) 99544-0115, no e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br

“Essas obras trazem melhorias operacionais e garantias para a manutenção do abastecimento para 100% da população e ainda geram emprego e renda, movimentando a economia do município”, aponta Dias. O empreendimento deve ser concluído em agosto, quando está prevista a entrada em operação do novo reservatório.

GALERIA DE IMAGENS