A Sanepar investe R$ 17 milhões na ampliação do serviço de coleta e tratamento de esgoto em Medianeira, no Oeste do Estado, atendendo mais 1.886 famílias que moram nos bairros Condá, Belo Horizonte e Itaipu. As obras de execução de 35,5 quilômetros de rede coletora começam em julho.
Serão implantadas também tubulações coletoras e travessia sob a BR-277 para transportar o esgoto até a estação de tratamento, além de duas unidades de bombeamento. Uma terá capacidade de transbordo de 62,7 litros por segundo e outra com capacidade de 7,74 l/s.
A instalação dessa estrutura de bombeamento irá permitir que novas tubulações sejam instaladas. Até o fim do ano, está prevista outra licitação para elevar o índice de coleta e tratamento de esgoto na cidade.
O prefeito Antonio França avalia positivamente o impacto dos investimentos em saneamento na cidade. “Medianeira terá uma ampliação significativa no serviço de esgoto. Com estes investimentos, em 2025, a cidade alcança 65% de índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto. Esta atenção da Sanepar e do Governo do Estado é importante, pois contribui para a qualidade de vida dos moradores”, disse.
Atualmente o índice de coleta é de 43%, sendo que todo esgoto coletado é tratado.
- Curso da Sanepar sobre hidráulica capacita 20 mulheres em Londrina
-
Sanepar destina 53% dos investimentos do 1º trimestre para esgotamento sanitário
INOVAÇÃO – Para tratar o esgoto coletado das residências que receberão a rede, uma nova estação de tratamento está em execução na cidade, com investimentos de R$ 49 milhões, em parceria com a Itaipu Binacional. A unidade faz parte de um projeto inovador, mais moderno e de baixo custo. A nova estação terá, por exemplo, um processo avançado de tratamento de efluentes com alta eficiência de remoção de carga orgânica e de nutrientes.