A Sanepar está realizando em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, um trabalho preventivo contra vazamentos ocultos nas redes de distribuição de água da região central da cidade. O trabalho faz parte da rotina dos serviços da Companhia e deverá ser intensificado pelo menos até o fim da próxima semana, com equipes trabalhando a partir das 22 horas ou após a diminuição dos ruídos ocasionados pelo fluxo de veículos.
De acordo com o coordenador do Centro de Controle Operacional da Sanepar, Anselmo Rodrigues de Andrade, o monitoramento no período noturno torna mais fácil detectar sinais de vazamentos, especialmente na região do Centro da cidade, onde o fluxo de veículos é maior.
- Sanepar lança fatura digital e traz comodidade aos consumidores
- Paraná lidera ranking de saneamento entre os estados do Sul
“À noite o movimento de veículos é menor e os ruídos externos diminuem, o que facilita a identificação de eventuais pontos de vazamento”, explica. A pesquisa é feita por meio de haste de escuta e geofone eletrônico, equipamento que funciona de forma semelhante ao estetoscópio utilizado pelos médicos.
“O trabalho de geofonamento consiste basicamente em ouvir o movimento da água dentro da rede à procura de vazamentos ocultos. Quando há vazamento, tais aparelhos captam no cavalete da ligação ou no solo o som característico da água saindo da tubulação, no ponto em que está rompida”, diz.
PREVENÇÃO – O monitoramento preventivo das redes de abastecimento é importante para solucionar eventuais pontos de vazamento, mesmo que pequenos, evitando perdas de água e situações de baixa pressão ou desabastecimento.
Os trabalhos serão realizados pela empresa Ercon, a serviço da Sanepar, com equipes e veículos devidamente identificados. “Esse trabalho é efetuado sem a necessidade de entrar nos imóveis e durante a realização dos serviços o abastecimento não será afetado”, destaca o coordenador.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento da Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é preciso ter em mãos a conta de água ou o seu número de matrícula.