A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai investir R$ 13,8 milhões na ampliação da Estação de tratamento de Água (ETA) de Umuarama. As obras já começaram e devem ser concluídas em dois anos, beneficiando toda a população da cidade.
O investimento vai elevar a capacidade de tratamento de água de 300 para 440 litros por segundo, representando um incremento de aproximadamente 50% na produção, de acordo com o gerente regional da Sanepar de Umuarama, Carlos Henrique Gonçalves. “Essa obra garante o abastecimento da cidade para os próximos anos e contribui para o desenvolvimento do município”, afirma o gerente.
Serão construídas novas unidades de tratamento, como floculadores, decantadores e filtros. As obras incluem a implantação de novos tanques para o armazenamento de produtos químicos e de sistemas de coleta de água para análises. Está prevista, ainda, a urbanização do local e instalações elétricas, entre outras melhorias. A ampliação da estação de tratamento deve gerar na cidade cerca de 400 empregos diretos e 1,6 mil indiretos.
A ordem de serviço que autorizou o início dos trabalhos foi assinada neste mês e teve a participação dos gerentes da Sanepar Sérgio Portela (Geral Noroeste) e Marcelo Dias (Projetos e Obras Noroeste), do gerente regional de Umuarama e dos representantes do consórcio que venceu a licitação.