Sanepar homenageia colaboradores que atuaram na tragédia do Rio Grande do Sul

Funcionários da Companhia de Saneamento prestaram apoio às equipes locais na recuperação do abastecimento e na limpeza após inundação em Porto Alegre. No total, 46 representantes da Sanepar participaram da missão no Rio Grande do Sul.
27/06/2024 - 08:59

A Diretoria da Sanepar homenageou quarta-feira (26), em Curitiba, os 46 colaboradores que foram ao Rio Grande do Sul em missão de solidariedade e apoio técnico às vítimas das enchentes. A cerimônia reuniu na sede da Companhia os trabalhadores, diretores e gerentes, e foi transmitida por videoconferência para todo o estado.

Foi apresentado um vídeo que reuniu imagens feitas pelos próprios servidores das ações desenvolvidas por lá, desde a entrega de água envasada, a distribuição de água por caminhões-pipa, o trabalho de engenharia na recuperação de diques de contenção de enchentes até a limpeza feita por caminhões hidrojateadores. As imagens foram intercaladas por depoimentos gravados pelos funcionários da Sanepar e também por uma fala de agradecimento de um diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE).

“Fomos chamados de heróis por nossas famílias e, agora, também somos heróis para a empresa”, disse Ademir Moraes de Lima, da Regional de Toledo, que falou em nome dos colegas durante o evento de homenagem. Ademir ficou no estado gaúcho por 20 dias e relatou momentos de dificuldade e também os agradecimentos que recebiam da população do Rio Grande do Sul.

Elizelton José de Souza, da Regional de Guarapuava, também foi convidado a falar em nome dos que foram atuar no estado vizinho. “Quando estávamos chegando, a 30 km de Porto Alegre, vimos algo como uma zona de guerra e caiu a nossa ficha do que encontraríamos pela frente”, disse. Ele contou ainda do reconhecimento que recebiam quando outros paranaenses os encontravam pelas ruas e aplaudiam o trabalho feito por eles. “Nossas famílias também se orgulharam do que fizemos.”

Na abertura da cerimônia, o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, agradeceu o trabalho feito no Rio Grande do Sul. “Agradeço em nome do governador, agradeço em nome de toda a diretoria e agradeço como cidadão paranaense pelas ações desenvolvidas por vocês. Vocês foram extremamente solidários e são um exemplo a todos nós. Vocês levaram esperança ao povo gaúcho para que possam reconstruir suas vidas”, disse.

O diretor de Operações, Sergio Wippel, afirmou que quatro técnicos ainda estão no Rio Grande do Sul prestando apoio. “Vocês trabalharam em harmonia e em equipe. Parabenizo cada um. Recebi vários elogios do DMAE pelo trabalho feito por vocês”, disse. Wippel agradeceu ainda os gerentes gerais e regionais que prontamente liberaram pessoal e caminhões-pipa para essa missão.

No encerramento da cerimônia, os diretores entregaram certificados de reconhecimento ao trabalho prestado no Rio Grande do Sul.