A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando diversas atividades de educação socioambiental nos bairros Sete de Setembro e Princesa Isabel, em Santo Antônio do Sudoeste. As ações estão ligadas às obras de esgoto na cidade, que recebem investimentos de R$ 12 milhões. O trabalho envolve a reestruturação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e implantação da nova rede coletora que vai atender cerca de 2,5 mil moradores dos dois bairros.
Agentes socioambientais contratados pela Sanepar estão indo de casa em casa para fazer as vistorias técnicas ambientais a fim de identificar se a ligação de esgoto do imóvel está correta. No teste, os eles usam corantes à base de água na pia da cozinha, sanitários e lavanderia.
- Presidente da Sanepar apresenta soluções inovadoras em evento nacional da construção
-
Sanepar é finalista do principal prêmio internacional sobre distribuição de água
Caso a interligação tenha sido feita corretamente, será emitido um Certificado de Regularidade para o morador. Se estiver incorreta, ele será notificado e terá prazo de até 30 dias para a correção. A Sanepar informa que não faz cobrança de nenhum serviço nas vistorias e pede que os moradores do Sete de Setembro e da Princesa Isabel recebam os agentes, que estão sempre identificados, e acompanhem a vistoria. Em caso de dúvida, o cliente pode entrar em contato com a Sanepar.
Além das vistorias, estão programados cursos de cuidador de idosos, formação de jardim de mel, capacitação para empregada doméstica, pesquisa avaliativa e reuniões comunitárias. Os cursos serão promovidos em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local e outros integrantes do grupo gestor que acompanha o projeto na cidade. “Para estimular a participação comunitária, foi formado o grupo gestor, com representantes da sociedade civil e entidades do município”, informa a assistente social da Sanepar, Marilucia Cyrino.