Para dar continuidade às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Cascavel, a Sanepar executará na terça-feira (31) mais uma etapa do projeto da nova captação de água do Rio São José. Esta fase compreende as obras elétricas que vão dar o suporte operacional para os equipamentos de bombeamento e de tratamento de água junto da captação de água do Rio Cascavel.
O gerente de Manutenção Eletromecânica, Nilto Pereira, destaca que a execução de deslocamentos das redes e dos ramais elétricos e de implantação de novos ramais de derivação da energia requer o desligamento de todo o sistema elétrico na área.
Durante as obras, que começam às 7h15 e terminam às 15 horas, a captação de água dos rios Cascavel, Peroba e Saltinho e as duas estações de tratamento de água não vão operar, interrompendo o abastecimento em toda cidade.
A retomada da produção de água iniciará às 15 horas e a normalização do abastecimento deve começar durante a madrugada de quarta-feira (01/04). Porém, dependendo do consumo e dos volumes de água nos reservatórios, a normalização total do sistema pode levar até três dias. Assim, o uso racional da água se faz ainda mais necessário.
A gerente regional Rita Camana afirma que a obra é muito importante para o abastecimento da cidade, destacando que a região vive um longo período de estiagem e que o consumo está elevado. “Nossos rios estão com as vazões reduzidas em mais de 20%, os poços estão com os níveis abaixo da média desde o ano passado e o consumo subiu bastante. As obras são necessárias, mas se não houver maior controle no uso da água vai demorar muito mais tempo para recuperar o abastecimento”, alerta.
Ela acrescenta que nesse momento é fundamental que a caixa de água domiciliar tenha volume suficiente para a higiene e alimentação dos moradores do imóvel.