Cinco escolas e uma praça receberam estrutura, plantas e caixas especiais para a criação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão em Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba. Neste mês de maio, entraram em operação os seis jardins de água e mel entregues pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) como parte de suas ações de educação socioambiental, associadas às obras de esgotamento sanitário que a empresa realiza na cidade, que beneficiam cerca de 370 famílias diretamente.
Com os jardins, a Sanepar atua na conscientização sobre saneamento e sustentabilidade, na preservação ambiental e dos recursos hídricos e na proteção das abelhas sem ferrão. As abelhas são seres fundamentais para a produção de alimentos, para a manutenção da biodiversidade e da qualidade do meio ambiente em que vivemos.
Em Quitandinha, além dos jardins, estão sendo promovidas outras atividades de educação socioambiental, como cursos sobre a meliponicultura (criação de espécies de abelhas sem ferrão), produção de sabão caseiro, plantas medicinais e compostagem.
- Sanepar abrirá Centrais de Relacionamento em 34 cidades na manhã deste sábado
-
Circuito Corridas de Rua da Sanepar expande apoio para mais três eventos esportivos
A coordenadora de Serviço Socioambiental da Sanepar, Patricia Mossurunga Pereira de Carvalho, diz que essas ações estão previstas em um Projeto de Trabalho Social (PTS). Embora o PTS esteja direcionado a regiões com empreendimentos da empresa, as atividades de educação socioambiental envolvem um público maior do que o de beneficiados pelas obras.
"O objetivo é levar conhecimento e conscientização sobre saneamento e sustentabilidade. Para cada localidade com empreendimentos, a Sanepar realiza um PTS diferente, que considera as características e as necessidades de cada comunidade. Nos projetos, estão aliadas a preocupação com a questão ambiental e as alternativas de geração de renda”, explica.