Sanepar e prefeitura levam água tratada para 104 famílias rurais de Antônio Olinto

Sistema de abastecimento está em fase de conclusão e atenderá 104 famílias da comunidade de Imbuial. Foram investidos investidos R$ 653,3 mil, com a instalação de 11.381 metros de redes de distribuição de água e 104 ligações.
16/08/2023 - 15:50

As 104 famílias residentes na comunidade rural de Imbuial, em Antônio Olinto, no Sul do Estado, vão receber água tratada em suas casas. Os últimos ajustes para a implementação do sistema foram alinhados com os moradores em reunião realizada pela Sanepar e a prefeitura, parceiras na viabilização do sistema de abastecimento.

Para que a água tratada chegue à casa dos moradores, foram investidos investidos R$ 653,3 mil, com a instalação de 11.381 metros de redes de distribuição de água e 104 ligações.

Os recursos são subsidiados pela Sanepar, por meio do Programa Sanepar Rural, e pela prefeitura. A Companhia fez o projeto do sistema e forneceu todo o apoio técnico e os materiais necessários para a implantação das redes e ligações. A execução da obra ficou a cargo do município.

A parceria também inclui a comunidade, que ficará responsável pela gestão e operação do sistema de abastecimento. A Sanepar fez a capacitação e a orientação dos moradores na formação da Associação da Água, que responderá pelo sistema de Imbuial.

A gerente-geral da Sanepar na região, Simone Alvarenga de Campos, destaca que a união entre a Companhia, o município e os próprios moradores é fundamental para que o acesso à água tratada se torne realidade nas comunidades rurais. “A Sanepar tem contratos firmados com 28 municípios da região, com projetos em andamento para a implantação de sistemas rurais de abastecimento de água”, afirma.

O prefeito Alan Jaros participou da reunião, reforçando a importância do sistema para a qualidade de vida das famílias de Imbuial. "A previsão é que no fim de setembro o sistema esteja pronto para iniciar a operação", complementa.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o vice-prefeito Jurandir Ferreira Alves e os representantes da Sanepar Thiago Marcondes, Roboão Senegaglia, Alisson Dias e Augusto Sobczak.