Sanepar é campeã no Setor de Serviços Públicos no Paraná no ranking da Revista Amanhã

O ranking reflete a dinâmica da economia regional e coloca a Sanepar com destaque no principal critério de classificação que é o VPG (Valor Ponderado de Grandeza), calculado a partir de três grandes números de um balanço: patrimônio (com peso de 50%), receita (40%) e lucro líquido (10%).
Publicação
22/10/2024 - 08:24
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a líder setorial em serviços públicos e a oitava empresa entre as maiores do Paraná em VPG (Valor Ponderado de Grandeza), de acordo com o ranking do Grupo Amanhã, que classifica as maiores empresas do Sul do país. A Companhia recebeu, nesta segunda-feira (21), a premiação feita pelo Grupo Amanhã e pela PwC Brasil, responsável pela publicação “Ranking 500 Maiores do Sul.”

O ranking reflete a dinâmica da economia regional e coloca a Sanepar com destaque no principal critério de classificação que é o VPG, calculado a partir de três grandes números de um balanço: patrimônio (com peso de 50%), receita (40%) e lucro líquido (10%). Esse índice reflete de forma equilibrada o tamanho e o desempenho das empresas.

De acordo com o Diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, que representou o diretor-presidente, Wilson Bley, no evento de premiação, a empresa tem um crescimento alicerçado em um alto grau de governança e busca constante de processos inovadores para alcançar a universalização do saneamento em bases sustentáveis. “Além de um planejamento constante com metas bem definidas, a Sanepar adota as melhores práticas de mercado e a inovação para a sustentabilidade na condução de seus negócios. Assim, a Companhia tem gerado valor para as partes interessadas, equilibrando resultados financeiros profícuos, pujante capacidade de investimento e entrega de serviços cada vez mais qualificados para a sociedade”, diz.

A Sanepar atende 345 municípios no Paraná e um em Santa Catarina, e conta com um índice de atendimento com água tratada é de 100% e a cobertura com coleta de esgoto é de 80,75% da população urbana na área de concessão, tratando todo o esgoto coletado. Até 2028, a Companhia investirá cerca de R$ 11,2 bilhões. Um exemplo de inovação em gestão é a parceria público-privada firmada neste ano para as microrregiões Centro-Leste e Oeste que vai ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto para mais de 900 mil pessoas, em 112 municípios.

PREMIAÇÃO – Em sua 34ª edição, a cerimônia de premiação das cem maiores empresas do Paraná que estão no ranking 500 MAIORES DO SUL 2024 foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Além do Diretor Anatalicio Risden Junior, participou da cerimônia o Especialista em Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti.

De acordo com o Publisher do Grupo Amanhã, Jorge Polydoro, a parceria exitosa entre o Grupo AMANHÃ e a PwC Brasil revela um acompanhamento histórico dos movimentos de diversos setores econômicos do Sul, assim como de cada um dos Estados da região. “Também temos conseguido mostrar o avanço do grau de competividade das empresas sediadas na região Sul do país", afirmou.

"Em nossa análise dos balanços de empresas para a elaboração do ranking das 500 MAIORES DO SUL, pudemos perceber que o ano de 2023 foi desafiador. Em contrapartida, também foi possível notar que as companhias que estruturaram suas práticas de ESG, englobando governança, sustentabilidade, social e diversidade, destacaram-se e obtiveram resultados bastante positivos", salienta Carlos Peres, sócio da PwC Brasil e líder da região Sul.

GALERIA DE IMAGENS