Uma das áreas mais visitadas durante o Show Rural Coopavel 2025, em Cascavel, foi o espaço da Praça das Águas. Preparado com cuidado ambiental por técnicos do IDR-Paraná e da Sanepar, o espaço recebeu a visita de milhares de pessoas desde segunda (10) até esta sexta-feira (14), no encerramento do evento. A grande maquete, os portais de água corrente, a roda-d’água e o chafariz instalados na praça foram alguns dos cenários mais fotografados e filmados.
Instalada num importante refúgio e um dos poucos locais com sombra fresca, a Praça das Águas levou o visitante a refletir sobre as ações humanas no espaço em que vive e mostrou que é possível ter os diversos usos numa bacia hidrográfica de forma harmônica e ambientalmente correta, preservando a qualidade das águas do manancial – a Bacia do Rio São José, hoje o principal rio que abastece Cascavel.
Na maquete estão retratados os programas do Governo do Estado, como o Renova Paraná, que incentiva energias renováveis por meio do biogás e da energia fotovoltaica; o Paraná Trifásico, da Copel; as parcerias do IDR-Paraná com outros órgãos, como a de Proteção e Conservação de Bacias Hidrográficas, firmada recentemente com a Sanepar; o sistema de plantio direto de hortaliças e a Ação Integrada de Solo e Água com manejo e conservação, em ação conjunta com a Itaipu.
De acordo com o engenheiro agrônomo do IDR-Paraná Max Sander Souto, a visitação foi bem intensa e a área desperta o interesse de todos, de crianças pequenas a adultos.
“Primeiro, pela questão lúdica que chama a atenção das crianças e acaba atraindo os pais. O espaço traz o questionamento de qual é a intenção de mostrarmos isso e abre para discussão mais técnica, sobre sustentabilidade, sobre a relação entre a produção agrícola, a intenção da agricultura, e o manejo de florestas, de mata ciliar, produção de água, conservação de nascentes”.
Max complementa que, na maquete, estão contemplados praticamente todos os programas do Governo do Estado que o IDR-PR atende e do convênio com a Sanepar.
“Esta é uma réplica quase perfeita da Microbacia do Rio São José, que atende Cascavel, e onde a Sanepar capta água, apresentando as ações do governo aplicando o nosso trabalho, todo o nosso conhecimento, na produção agrícola sustentável e na manutenção do meio ambiente. O intuito é desenvolver essa microbacia, mostrando como agricultura e meio ambiente podem viver de uma forma bem amigável, amistosa.”
Felipe Siqueira Boiko, agricultor de Boa Vista da Aparecida (Oeste), acompanhado da esposa Ana Paula, visitou o Show Rural pela primeira vez neste ano. A maquete chamou sua atenção e o fez recordar de sua infância.
“A proposta da Sanepar e do IDR-PR demonstra muito cuidado com a natureza. Podemos ver que tudo pode ser produzido e também ser cuidado na natureza ao mesmo tempo. Á água é um bem muito importante. Não tem água, não tem vida. A vida começa a partir da água, desde uma planta, uma semente. Se não tiver água, não nasce”, disse ele.
O analista da Sanepar Luiz Antônio Lopes, um dos responsáveis pelo espaço no Show Rural, disse que muitos visitantes demonstraram interesse pelo trabalho de preservação e também pelos demais programas da Sanepar. “Os painéis expostos mostram as iniciativas de controle e de conservação dos corpos hídricos, com foco principal nos que são utilizados para o abastecimento público”.
Segundo ele, as ações exemplificadas na maquete despertaram o interesse de agricultores que querem melhorar as condições nas suas propriedades, preservando o meio ambiente e, principalmente, os cursos de água.
“O compromisso da Sanepar é contribuir com a educação ambiental, com a conscientização e com o cuidado para termos água em quantidade e com qualidade para as gerações futuras. Essas ações, além de demonstrar a preocupação com a sustentabilidade, buscam a resiliência do sistema de abastecimento de água de acordo com os princípios do plano de segurança de água”, afirma.
Lopes acrescentou que muitos quiseram conhecer a ferramenta Infohidro, na qual é possível acompanhar o volume de chuvas, a quantidade de água nos mananciais, as áreas de uso e ocupação dos solos e a previsão climática nas bacias paranaenses.