Sanepar e IAT promovem workshop sobre o novo Marco Regulatório do Saneamento

O “Workshop Universalização Sustentável dos Serviços de Esgotamento Sanitário no Estado do Paraná: Desafios e Oportunidades frente à Legislação Ambiental” vai até esta sexta-feira (30). Objetivo é a integração e disseminação de conhecimento entre técnicos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Instituto Água e Terra (IAT).
27/08/2024 - 17:30

Começou nesta terça-feira (27), em Curitiba, um evento para integração e disseminação de conhecimento entre técnicos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Instituto Água e Terra (IAT). O “Workshop Universalização Sustentável dos Serviços de Esgotamento Sanitário no Estado do Paraná: Desafios e Oportunidades frente à Legislação Ambiental” vai até esta sexta-feira (30), e busca soluções para o atingimento sustentável das metas do novo Marco Regulatório do Saneamento.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, explica que o evento visa o diálogo permanente entre os profissionais envolvidos com os serviços de saneamento. “Nós precisamos, objetivamente, convergir nas nossas ideias e conhecimentos para que se possa alcançar aquilo que é o nosso propósito, levar saúde pública, dignidade social a todos os paranaenses”, disse.

Bley destacou que a Sanepar é uma referência nacional e que a intenção é chegar a 90% em relação à coleta de esgoto, mantendo o tratamento de 100% do esgoto coletado pela Companhia.

“Hoje a coleta está perto de 81%, mas os desafios são grandes, especialmente para aqueles municípios que ainda não têm o serviço de esgotamento. Projetamos R$ 11 bilhões para os próximos cinco anos, sendo 66%, mais da metade do valor, destinados apenas para o serviço de esgoto. Manteremos investimentos também na universalização da entrega de água, pois não podemos perder o que já alcançamos. Queremos fazer isso de uma forma acelerada, dentro das possibilidades de licenciamento e de contratações, para alcançarmos municípios acima de 50 mil habitantes até 2028”, disse.

Para o presidente da Sanepar, os serviços de saneamento, especialmente de esgotamento sanitário, elevam a qualidade de vida das populações de modo muito amplo. “Isso é um resgate social enorme. Quando levamos esgoto, levamos saúde pública, mas também dignidade social, transformações sociais. E esse é o nosso grande objetivo e também é o objetivo do Governo do Estado. As instituições não estão em lados opostos, mas juntas num esforço concentrado para fazer o melhor em relação ao que a população nos exige, e aquilo com o que já nos comprometemos a fazer”, acrescentou.

Segundo o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, o evento visa fornecer conhecimento, com bases sólidas para os profissionais da Companhia e do IAT, num estímulo à atuação integrada de todos, especialmente observando-se o contexto do novo Marco do Saneamento no Brasil e suas implicações no Paraná.

“A Sanepar e o IAT são as duas instituições mais envolvidas nesse processo de universalização do saneamento. A Sanepar, com seus projetos de engenharia e de expansão, e o IAT, analisando e fazendo os licenciamentos e outorgas ambientais. Se tivermos uma proximidade maior, um diálogo mais próximo, certamente os processos serão mais seguros para o meio ambiente, mais rápidos e eficientes”, afirmou.

ABERTURA – Além do presidente e de diretores da Sanepar, a cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; da secretária das Microrregiões de Água e Esgoto, Marcia Amorin; do presidente do IAT, José Luiz Scroccaro; do coronel Jean Ferreira, representando a Casa Civil; do promotor Daniel Pedro Lourenço, representando o Ministério Público Federal do Paraná e o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMA).

PROGRAMAÇÃO – O evento terá palestras e visitas técnicas às estações de tratamento de esgoto (ETEs) Belém e Atuba Sul. A experiência prática visa consolidar o aprendizado teórico com observações reais. Empregados da Sanepar terão uma jornada exclusiva no último dia, tratando dos processos internos para a universalização do saneamento.