A Sanepar conquistou em 2023 o Troféu Transparência pela qualidade da divulgação de suas informações financeiras e contábeis. É a décima vez, sendo o sexto ano consecutivo, que a Companhia é premiada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A divulgação oficial foi nesta quarta-feira (30) e a entrega do troféu será dia 9 de novembro, em São Paulo.
O prêmio reconheceu a qualidade dos demonstrativos financeiros das empresas referentes ao ano de 2022. Conhecido como o Oscar da Contabilidade, o troféu é concedido após análise de mais de 2 mil demonstrações financeiras das empresas em três categorias: aquelas com receita líquida abaixo de R$ 5 bilhões; de R$ 5 bilhões a R$ 20 bilhões; e acima de R$ 20 bilhões. A Sanepar está na categoria de receita líquida entre R$ 5 bilhões e R$ 20 bilhões.
Segundo a diretoria executiva da Anefac, o processo de avaliação é rigoroso e minucioso, com a análise acadêmica e de critérios técnicos, como qualidade e grau das informações das demonstrações contábeis e notas explicativas, transparência das informações prestadas, qualidade e consistência do relatório de administração e aderência aos princípios contábeis e relatório de auditoria independente, sem ressalva, no exercício do ano anterior à premiação.
- Sanepar é a melhor empresa de saneamento do Brasil, aponta Valor Econômico
- Sanepar apresenta resultados, investimentos e ideias inovadoras em reunião pública
Neste ano, 10 academias participaram ao longo do processo de avaliação, além de executivos referenciados no mercado. Entre as universidades participantes, estão a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e Mackenzie.
De acordo com os organizadores, a cada premiação, as empresas vêm melhorando a qualidade da divulgação de suas informações. “O objetivo do Troféu Transparência é estimular as empresas a se esforçarem com informações transparentes permitindo que a sociedade compreenda como elas operam, como tomam suas decisões, como atendem os prazos legais e a legislação. A comunicação tem que ser clara e aberta, o que aumenta a confiança nessas empresas. A transparência também eleva o padrão para toda a comunidade empresarial, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e servindo de exemplo para as demais empresas”, afirma o presidente nacional da Anefac, David Kallás.