Sanepar aumenta em 25% a produção de água tratada no município de Assaí

Perfurado a 402 metros de profundidade no Aquífero Guarani, novo poço produzirá em torno de 2,8 milhões de litros de água tratada por dia. O investimento passou de R$ 1,3 milhão para ampliar a produção de água na cidade.
Publicação
22/06/2024 - 09:09
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Entrou em operação nesta semana um novo poço de abastecimento em Assaí, no Norte do Estado. Perfurado a 402 metros de profundidade no Aquífero Guarani, ele produzirá em torno de 2,8 milhões de litros de água tratada por dia, o que representa um aumento de 25% na capacidade de produção do sistema. O investimento passou de R$ 1,3 milhão para ampliar a produção de água na cidade.

De acordo com Thiago Henrique Bueno da Silva, gerente regional da Sanepar, a unidade entrou em operação em caráter emergencial, devido à redução drástica da vazão captada dos mananciais existentes. “O novo poço de Assaí aumentará a disponibilidade de água para a população, auxiliando no enfrentamento da escassez hídrica que comprometeu nossos mananciais”, disse.

Com obras iniciadas no ano passado, a Sanepar concluiu nesta semana os serviços de montagem de barrilete e as instalações elétricas, permitindo que o novo poço integre o sistema de abastecimento da cidade. Além do novo poço, o sistema de abastecimento de água do município conta com duas captações superficiais, um poço do Aquífero Serra Geral e um poço do Aquífero Guarani.

Para os próximos anos, o planejamento da Companhia contempla ainda novos investimentos na infraestrutura do sistema de abastecimento, com previsão para aumentar a vazão do sistema em mais de 40%. “Com o poço recém implantado, a produção atual é suficiente para atender a demanda do sistema, porém a Sanepar desenvolve permanentemente estudos e projetos para atuar preventivamente, de forma a garantir o abastecimento futuro”, conclui o gerente.

GALERIA DE IMAGENS