Sanepar apresenta protocolo de
segurança de barragens na RMC

Estudos vão servir de base para planos de contingenciamento da Defesa Civil de cada município, com ações de proteção, prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em caso de desastre.
21/11/2020 - 09:00

A Sanepar apresentou o protocolo de segurança das suas quatro barragens de abastecimento na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a representantes da Coordenação Estadual da Defesa Civil, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Instituto Água e Terra (IAT) e das Defesas Civis de municípios da região. A apresentação aconteceu quarta-feira (18).

O documento destaca uma série de medidas adotadas pela Companhia nos projetos, construção e monitoramento das barragens, e na elaboração do Plano de Segurança das Barragens e do Plano de Ação Emergencial.

Os elementos do protocolo de segurança da Companhia vão servir de base para que a Defesa Civil de cada município da RMC elabore um Plano de Contingenciamento com as ações de proteção, prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em caso de desastre.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky, explicou que as barragens da Sanepar são seguras por terem sido projetadas e construídas com boas práticas de engenharia e seguirem todas as exigências legais de segurança.

“Os trabalhos de prevenção e capacitação são constantes e o nosso compromisso é dar continuidade a essa prática. E estamos aprimorando nosso sistema de monitoramento, por meio de um convênio com o Parque Tecnológico Itaipu, que estabelece o compartilhamento de dados e tecnologia para segurança desses empreendimentos”, informou.

As quatro barragens da Sanepar na RMC - Iraí, Piraquara I, Piraquara II e Passaúna - são instrumentalizadas com equipamentos de medição de recalque, de nível, controle de percolação e de todos os indicadores necessários para monitoramento de segurança. O projeto da Miringuava, que está em construção, também segue todas as exigências de segurança e monitoramento.