Sanepar apresenta informações sobre serviços de saneamento e promove oficinas em Cafelândia

O trabalho dos agentes é levar informações e conversar com os moradores sobre obras e serviços de saneamento. No município, a Sanepar tem investido mais de R$ 52 milhões em obras de ampliação e de melhorias nos sistemas de água e de esgoto.
Publicação
28/05/2024 - 17:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Agentes contratados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciaram neste mês as visitas domiciliares a moradores de Cafelândia. O trabalho dos agentes é levar informações e conversar com os moradores sobre obras e serviços de saneamento. Neste município do Oeste do Paraná, a Sanepar tem investido mais de R$ 52 milhões em obras de ampliação e de melhorias nos sistemas de água e de esgoto.

A visita segue até setembro de 2024 e deverá chegar a 3.750 imóveis em todos os bairros da área urbana. O trabalho de sensibilização ambiental é feito por meio de uma entrevista com a pessoa presente no imóvel, que seja capaz e maior de idade. Os agentes, uniformizados, não precisam entrar nas casas.

O objetivo é repassar informações referentes às melhorias e ampliação dos sistemas de água e esgoto de Cafelândia e estão relacionadas aos quatro eixos do saneamento: água, esgoto, drenagem urbana e resíduos. Com isso, a Sanepar visa também incentivar a população a refletir e adotar comportamentos que contribuam para a preservação dos recursos hídricos. 

Nesta atividade, são identificadas ainda famílias que possam ser inscritas no Programa Água Solidária, que dá desconto de 77% na tarifa de água e esgoto.

Em Cafelândia, a empresa contratada pela Sanepar é a JPR Ambiental Consultoria e Assessoria Ltda. “Os agentes são moradores da cidade e foram treinados pela Sanepar para que as visitas domiciliares sejam feitas com muita qualidade, sempre primando pelo respeito ao morador e pela coleta eficaz de dados”, ressalta o gestor socioambiental da Sanepar, Arthur Camillo Filho.

OFICINAS – O projeto prevê também a realização de outras atividades como a instalação de três Jardins de Água e Mel, reuniões comunitárias e oficinas para a comunidade. Estão planejadas oficina de manutenção hidráulica, oficina de sabão caseiro, capacitação de Facilitadores em Saneamento, visitas mediadas a Estações de Tratamento de Esgoto e de Água e áreas de preservação de mananciais, palestras em escolas e em comunidades.

Para cada cidade a Sanepar tem um projeto de acordo com as demandas específicas do município.

OBRAS – A Sanepar implantou uma captação subterrânea, adutoras, ampliou o sistema de tratamento de água, aumentou a capacidade de reservação e fez melhorias nas redes de distribuição. No esgotamento sanitário, a ampliação de coleta e tratamento levou a um índice de atendimento a 90,68% da população, já atendendo ao Marco Legal do Saneamento.

“Os benefícios se estendem a todo o município, com impactos positivos na qualidade de vida da população. Em Cafelândia a universalização do saneamento é uma realidade”, afirma o gerente da Sanepar em Toledo, Eduardo Luiz Arrosi.

GALERIA DE IMAGENS