Sanepar apoia empresa argentina na instalação de estação de tratamento no Chaco

Para operacionalização da nova planta, a Sameep (empresa argentina que opera na Província Del Chaco) solicitou à Sanepar colaboração de profissionais e técnicos de diversas áreas. A parceria está amparada em apoio do BIRD porque a instituição financiou o sistema de esgotamento sanitário.
Publicação
03/10/2024 - 07:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Representantes da Servicio de Água y Mantenimiento Empresa del Estado Provincial (Sameep), responsável pelos serviços de água e esgoto da Província Del Chaco, na Argentina, estiveram na Sanepar acompanhados de integrantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), agência do Banco Mundial. Sanepar e Sameep firmaram um Memorando de Entendimento com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como na execução de atividades para difusão de conhecimentos técnico-científicos em saneamento ambiental.

Os profissionais argentinos foram recebidos na Sanepar pelo diretor-presidente, Wilson Bley Lipski, pelo diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, e pelo diretor de Operações da Companhia, Sergio Wippel.

Eles participaram de workshops diários apresentados por técnicos e profissionais da Sanepar e, ao longo de cinco dias, também visitaram as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Belém, Padilha Sul, Santa Quitéria, Cachoeira e Atuba Sul e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu. As visitas se estenderam ainda ao Museu Planeta Água, ao Laboratório Central de Conformidades da Sanepar e ao Centro de Controle Operacional (CCO), em Curitiba.

O interesse da Sameep em estabelecer parceria com a Sanepar se deve ao início da operação de uma nova ETE para a Área Metropolitana de Gran Resistência, baseada em reatores do tipo UASB. Para operacionalização da nova planta, a Sameep solicitou à Sanepar colaboração de profissionais e técnicos de diversas áreas. A parceria está amparada em apoio do BIRD porque a instituição financiou o sistema de esgotamento sanitário.

“A parceria visa dotar a Sameep de conhecimentos e ferramentas que promovam melhorias operacionais contínuas e agreguem perspectivas associadas com inovação e sustentabilidade”, disse o especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, que também participou do encontro. O BIRD entrou como facilitador e solicitou à Sanepar que atue nesse processo identificando pontos críticos e dando orientações estratégicas voltadas à boa operação e manutenção da nova planta de tratamento de esgoto de Resistência.

Para o diretor de Inovação e Novos Negócios, a concretização desta parceria é um importante marco para o fortalecimento institucional da Sanepar por meio da internacionalização. “O arranjo proposto pode representar, futuramente, alternativa de receita acessória para a Sanepar, por meio de uma eventual prestação de serviços internacionais de consultoria. A participação da Sanepar neste processo fortalece os laços da Companhia com o Banco Mundial, parceiro estratégico para o desenvolvimento de ações estruturantes associadas com os temas água e esgoto”, destacou.

COMITIVA – Representando a Sameep estiveram na Sanepar Maria Cristina Ojeda de Lludgar, Raul Nicolás Masdeu, Luis Alejandro Beltrán Rios e Adrián Rubén Soto. Em nome do BIRD, Ayelen Nadia Becker. Participaram ainda, virtualmente, Maria Catalina Ramirez, especialista sênior em Água e Esgoto do BIRD, e Guillermo Pereyra Iglesias, membro do Conselho de Administração da Sameep, e seus assessores.

GALERIA DE IMAGENS